Ponte de Vouga / Ponte de D. João V

IPA.00025092
Portugal, Aveiro, Águeda, Macinhata do Vouga
 
Ponte de arco com tabuleiro com ligeiro cavalete, assente sobre quinze arcos. Três arcos pertencentes à reforma setecentista e doze da construção quinhentista. Dos arcos quinhentistas. o quarto e o quinto da série geral, são baixos, de desigual altura, para permitirem a rampa. O sétimo e o oitavo constituem o centro, e são dotados de pegões, alçando-se os talhamares. A Ponte joanina apresenta dois períodos distintos de construção, a do séc. 16 e do 18, distinguindo-se a as duas partes pelo aparelho utilizado e o traçado. Pertencem ao séc. 18, seguindo de sul para norte os três primeiros arcos; os doze restantes são quinhentistas. A obra setecentista teve por fim libertar dos lodaçais e inundações o trajecto inferior, elevando o pavimento por meio de arcos e não por terraplenos, para que as águas das enchentes se escoassem facilmente. Esses três arcos são perfeitos de traçado e execução. (GONÇALVES:1959). Os arcos antigos encontram-se siglados, pertencendo grande parte desses sinais ao alfabeto gótico final.
Número IPA Antigo: PT020101100132
 
Registo visualizado 2764 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro plano, formando ligeiro cavalete, assente sobre quinze arcos, semicirculares e em asa de cesto, desiguais entre si. O tabuleiro encurva na parte média, voltando-se para montante a concavidade. Guardas em ferro e passeios em paralelepípedos, ladeiam o pavimento alcatroado. Num dos acrotérios que ligam a guarda uma inscrição referindo o sua construção.

Acessos

Macinhata do Vouga, EN 1, Rua da Ponte Vouga

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Levanta-se sobre o rio Vouga ligando as duas margens, tendo a S. o afluente, o rio Marnel sobre o qual passa a Ponte de Cabeço do Vouga / Ponte Velha do Marnel (v. IPA.00005454).

Descrição Complementar

Inscrição existente na ponte: ESTA OBRA MAN / DOV FAZER O SENH / OR DOM IOAM REI / DE PORTUGAL O Q (v) INTO 5 QEV (SIC) DEOS G(UAR)DE / 1713 A (NOS).

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 15 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Mestre Ryanho (1529).

Cronologia

1529, 26 fevereiro - alvará de D. João III que nomeava Jerónimo Gonçalves, fidalgo escudeiro, residente em São Pedro do Sul, "vedor e recebedor da obra da pomte que ora mamdo fazer no rio Vouga e sull"; foi seu construtor Mestre Ryanho "mestre que foy da obra da ponte da dita villa"; 1713 - reforma joanina, com a construção a jusante de um embarcadouroo, com a renovação das aduelas altas dos arcos e à consolidação dos pilares e esporões, renovamento do pavimento e guardas; 1791 - ordenava-se uma vistoria minuciosa da ponte, por peritos; séc. 19 - foi adaptada ao novo sistema de viação; 1930 - alargamento do tabuleiro; 1996 - a JAE entrega a ponte ao município.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Grês vermelho local

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona - Sul, Lisboa, 1959.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

JAE: 1930 - obras de alargamento através da colocação de grandes cachorros de cimento que suportam não só os passeios como também parte da faixa de rodagem.

Observações

Autor e Data

Cecília Matias 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login