Jardim Tomás Ribeiro

IPA.00025210
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Viseu
 
Arquitectura recreativa.
Número IPA Antigo: PT021823240328
 
Registo visualizado 379 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Jardim        

Descrição

Planta em L irregular, desenvolvida em torno do edifício da Câmara Municipal de Viseu sendo composto, a poente, por canteiros de flores distribuídos em torno de um pequeno lago, prolongando-se para a fachada principal do edifício onde surgem diversas árvores de grande porte e uma pequena estrutura revestida por registo de azulejos com retrato de Tomás Ribeiro *1. Fronteiro à fachada principal do edifício da Câmara Municipal, do outro lado da rua, desenvolve-se muro, terminado por balaustrada de cantaria de granito e revestido com painel de azulejos figurativos, monocromos azuis sobre fundo branco, com representação de actividades regionais, que também integra o arranjo paisagístico da praça.

Acessos

Praça da República. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,657511, long.: -7,913797

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, integrado na praça mais importante da cidade, o Antigo Rossio, estando circundado por imóveis de interesse arquitectónico e paisagístico, nomeadamente a Câmara Municipal de Viseu (v. PT021823240157), a Agência do Banco de Portugal (v. PT021823240313), o Clube de Viseu (v. PT021823240320), a Casa Museu Almeida Moreira (v. PT021823240079) e o Jardim das Mães.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Recreativa: jardim

Utilização Actual

Recreativa: jardim

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: Joaquim Lopes (séc. 20).

Cronologia

Séc. 19, final - construção do coreto; séc. 20 - apeamento do coreto; 1931 - execução da composição patente no painel de azulejos, por Joaquim Lopes (1886-1956) *2; colocação dos painéis de azulejo na balaustrada de cantaria.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

1ª Exposição de Arte Retrospectiva, 1937; BASTOS, Carlos, Nova Monografia do Porto, Porto, 1938; MACEDO, Diogo, Notas de Arte, in Ocidente, Janeiro de 1939; PAMPLONA, Fernando de, Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930), Porto, 1943; PAMPLONA, Fernando de, Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal, vol. III, Barcelos, 1988; ISIDRO, Sónia, A Cerâmica de Revestimento exterior na Cidade de Viseu. Séculos. XIX e XX. (2ª Parte), in ALVES, Alexandre (Dir.), Beira Alta (REVISTA TRIMESTRAL PARA A PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS E ESTUDOS RELATIVOS ÀS TERRAS DA BEIRA ALTA), Volume LXII, Fascículos 1 e 2, 2003, pp. 447-475; FERREIRA, Paulo Jorge Cabral Almiro Pinto, Análise Crítica sobre Artes Decorativas - a Decoração de Fachadas de Edifícios com Azulejos, Lisboa, Faculdade Lusíada, s.d.; www.iplb.pt, 26 Setembro 2006; www.universal.pt, 26 Setembro 2006; www.prof2000.pt, 26 Setembro 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO *1 - Este jardim homenageia uma figura notável da cultura e da política portuguesa, Tomás António Ribeiro Ferreira (1831, Parada de Gonta - 1901, Lisboa), natural de uma povoação da Beira Alta, designada de Parada de Gonta. Tomás Ribeiro formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, onde integrou o círculo de António Feliciano de Castilho, contudo optou pela carreira política tendo desempenhado as funções de: Deputado, Par do Reino, Ministro de Estado, Ministro da Marinha e das Obras Públicas, Governador dos distritos de Braga e Porto, Presidente da Câmara Municipal de Tondela e Presidente da Classe de Letras da Real Academia das Ciências de Lisboa e, por último, Secretário-Geral do Governo da Índia. A par da sua carreira profissional, foi produzindo a sua obra literária, destacando-se prefácios a obras de Camilo Castelo Branco, de quem era amigo pessoal. *2 - O pintor Joaquim Lopes (1886-1956), discípulo de Marques de Oliveira e de José de Brito, completou a sua formação em Paris e notabilizou-se, sobretudo, como paisagista, muito embora tenha igualmente desenvolvido outras temáticas como a pintura histórica e o retrato. A sua obra foi distinguida diversas vezes, tendo-lhe sido atribuídos alguns prémios, nomeadamente uma medalha de prata na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, uma medalha de ouro na Exposição Internacional de Sevilha e uma medalha de honra na Sociedade Nacional de Belas-Artes. Além destas distinções, em 1944 recebeu o 1º Prémio Silva Porto, do Secretariado Nacional de Informação. Trata-se de um dos artistas que participaram no "círculo de Francisco de Almeida Moreira", pelo que, algumas das suas obras integram a colecção da Casa-Museu de Almeida Moreira (v.PT021823240079), tais como: "Trecho do Jardim de Marsovelos", "Entrada da Casa do Soar de Cima", "George Stand no Jardim do Luxemburgo" e o "Retrato de Almeida Moreira".

Autor e Data

Marta Ferreira 2006

Actualização

 
 
 
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