Chafariz do Poeta

IPA.00025990
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Arquitectura infraestrutural, novecentista e barroca. Chafariz do tipo nicho, composto por nicho em arco de volta perfeita, que alberga duas bicas em forma de golfinhos, que verte para taça concheada e tanque rectangular simples, de bordos simples.
Número IPA Antigo: PT031106471296
 
Registo visualizado 1151 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo relicário

Descrição

Chafariz em cantaria de calcário lioz, de planta rectangular simples, inserido num nicho em arco de volta perfeita e moldura simples, ao qual se adossa um tanque rectangular, de bordos simples, acompanhando toda a largura do nicho. Este com cobertura em abóbada de berço e o fundo em cantaria possui duas bicas na forma de golfinhos entrelaçados, com escamas e as caudas abertas em concha, entre os quais surge uma pequena vieira. Estes vertiam para taça em forma de concha. No lado esquerdo, surge uma lápide em calcário lioz com a seguinte incrição incisa: "FONTE DO POETA NESTA / FONTE QUE FALA NA SURDINA / DE QUALQUER COISA QUE EU NÃO SEI OUVIR / MATEI AGORA MESMO A MINHA SEDE / E SENTEI-ME AO PÉ DELA A DESCANÇAR / NÃO HAVIA NO AR MAIS DO QUE A LUZ / FINÍSSIMA DA TARDE NUM ADEUS... / UMA LUZ MORIBUNDA E SOLITÁRIA / A DESPEDIR-SE FRÁGIL PELOS CÉUS / E À MEDIDA QUE A LUZ SE DILUIA / NAS SOMBRAS QUE NASCIAM LENTAMENTE / A FONTE NO SILÊNCIO MAIS SE OUVIA / MAIS LIMPA, MAIS PURA E MAIS PRESENTE... / ANOITECEU. NINGUÉM SÓ A VOZ DELA / SÓ ESSA VOZ... AO LONGE NUM DESMAIO / O TIMBRE VIVO E PÁLIDO DE UM GRITO / LEVANTEI-ME. DEIXEI-A. TRISTEMENTE / ACENDEU-SE UMA ESTRELA NO INFINITO / ANTONIO BOTO".

Acessos

Rua do Arco do Rosário

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Castelo de São Jorge e restos das cercas de Lisboa (v. IPA.00003128)

Enquadramento

Urbano, implantado na malha da cidade, adossado a um edifício residencial, abrindo para pequeno pátio interno, com acesso pelo Arco do Rosário. O pátio é de pequenas dimensões e encontra-se pavimentado a calçada de basalto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - provável execução da concha e das bicas em forma de golfinho para aplicar em qualquer chafariz projectado; séc. 19 / 20 - reaproveitamento daqueles elementos e feitura de um chafariz, sendo feitos os nicho e tanque; séc. 20 - colocação de lápide com um poema de António Boto (1902-1959).

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de calcário lioz.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - arranjo da zona que se encontra imediata à fonte.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login