Chafariz da Penha de França

IPA.00025999
Portugal, Lisboa, Lisboa, Penha de França
 
Arquitectura infraestrutural, revivalista neoclássica. Chafariz urbano, implantado num pequeno largo, do tipo centralizado, composto por pedestal paralelepipédico, onde se integra o tanque rectangular, encimado por plinto, também paralelepipédico, onde se integra a bica, de forma zoomórfica, e o acesso à caixa de água, sobrepujado por um vaso do tipo Médicis.
Número IPA Antigo: PT031106251304
 
Registo visualizado 661 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo caixa de água

Descrição

Chafariz em cantaria de calcário lioz, de planta centralizada, assente em plataforma rectangular de um e dois degraus, adaptando-se ao declive do terreno, onde surge um pedestal paralelpipédico jacente, formando, no lado NO., uma plataforma para apoio ao vasilhame em espera, surgindo, no lado oposto, um tanque rectangular simples, profundo e com duas réguas de ferro para apoio do vasilhame. Ao centro, sobre rodapé saliente, um plinto paralelepipédico, com as faces almofadadas e rematado em cornija, tendo, na face NO., um botão, que poderia ter correspondido a uma primitiva bica, no lado NE., um vão rectangular, protegido por porta metálica pintada de branco e decorada com motivos fitomórficos, de acesso à caixa de água; no lado SO., a inscrição "C.M.L. 1870" e, no lado SE., uma bica em forma de leão, com cano de chumbo. O plinto é sobrepujado por vaso do tipo Médicis, com o bojo ornado por drapeados, dispostos em festão.

Acessos

Largo da Penha de França; Calçada do Poço dos Mouros

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado num largo fronteiro à Igreja e Convento de Nossa Senhora da Penha de França (v. PT031106250382), de pendor fortemente inclinado. Encontra-se nu extremo SE. do largo, em amplo passeio público, pavimentado a calçada, estando a zona do chafariz pavimentada a calçada de basalto. O resto do largo é ocupado por uma pequena rotunda de planta irregular, que serve de zona de estacionamento. A rotunda encontra-se pontuada por algumas árvores de grande porte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1870 - provável construção do chafariz, por iniciativa da Câmara de Lisboa.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de calcário lioz.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - arranjo da zona envolvente; limpeza da cantaria.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login