Chafarizes em São Miguel de Alfama

IPA.00026000
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Arquitectura infraestrutural, vernácula. Conjunto de três chafarizes, dois inseridos em nichos, executados no séc. 20, um em cantaria e outro em alvenaria, onde se inserem taças hemisféricas, uma lisa e outra estriada, para onde vertem bicas antigas, em forma de leão, reaproveitamento de uma estrutura anterior. O terceiro chafariz é composto por taça gomada e por alto plinto, onde surge a bica em forma de golfinhos entrelaçados, executados, provavelmente no final do séc. 18.
Número IPA Antigo: PT031106471305
 
Registo visualizado 675 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo relicário

Descrição

O Chafariz das Escadinhas de São Miguel é em cantaria de calcário lioz e de planta centralizada, assente numa plataforma circular elevada, composto por taça aberta, hemisférica e gomada, assente em pequena base circular, para onde vertia uma bica, assente em alto plinto, formada por dois golfinhos sobrepostos. No Largo de São Rafael, existe um chafariz, elevado relativamente à via pública por um degrau, inserido em nicho em arco de volta perfeita, com moldura em cantaria de calcário lioz e o fundo pintado e rebocado de branco, com embasamento de cantaria; no interior, surge o chafariz, em cantaria de calcário lioz, composto por taça hemisférica, estriada, sobre pequena coluna, também estriada, para onde vertia uma bica em forma de leão, com os olhos pintados de dourado. Na Rua da Adiça, surge um chafariz semelhante ao anterior, inserido em nicho em arco abatido, em alvenaria rebocada e pintada de branco, com embasamento saliente; no interior, sobre uma plataforma circular de um degrau de cantaria, o chafariz em cantaria de calcário lioz, composto por taça hemisférica, assente em pequena coluna, para onde verte uma bica semelhante à anterior, em forma de leão.

Acessos

Escadinhas de São Miguel; Beco de São Miguel; Largo de São Rafael; Rua da Adiça

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Castelo de São Jorge e restos das cercas de Lisboa (v. PT031106120023) e na Zona de Porteção da Igreja Paroquial de São Miguel (v. IPA.00003102)

Enquadramento

Urbano, adossados, constituem um grupo de três chafarizes espalhados pelas ruas de Alfama, dois deles no acesso à mesma e outro junto à Igreja de São Miguel (v. PT031106470120. Encontram-se todos adossados a casas de habitação de dois pisos, abrindo para pequenos largos, excepto o existente junto à Igreja, que se encontra rodeado por amplo terreiro desnivelado, com acesso por vários lanços de escadas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz / Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - provável execução das bicas dos chafarizes; séc. 20, início - reaproveitamento do material, com a construção de nichos e de taças, para onde vertem as bicas.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de calcário lioz.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login