Moinho de Vento da Arregata

IPA.00026163
Portugal, Faro, Aljezur, Rogil
 
Moinho de vento que se insere na tipologia dos moinhos de vento da região, de planta circular, embasamento pintado, cobertura em capelo sobre vigamento, uma única porta de acesso e duas janelas fronteiras, rasgadas na espessura dos muros ao nível do remate. Conserva ainda a antiga casa do moleiro, localizada a pouso metros, agregando num único corpo área de habitação e estábulo, e forno individualizado de planta circular com bancada adossada. Estruturas erguidas segundo os sistemas tradicionais de construção, de alvenaria mista de pedra e tijolo, ou apenas de tijolo, rebocadas e caiadas, com coberturas em telhado assente directamente no vigamento de madeira. Apresenta métodos construtivos comuns na região como a solução engenhosa dos respiradouros ovais, constituídos, cada, por dois fragmentos de telha de canudo. Boca constituída por cimbre de ferro e falsa cúpula interior de fragmentos de telha cerâmica disposto em fiadas, com os lados curvos virados para baixo.
Número IPA Antigo: PT050803040009
 
Registo visualizado 406 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Moagem    

Descrição

Planta composta pelo moinho de planta circular, por corpo rectangular agregando casa do moleiro e estábulo fronteiro ao moinho e localizado a c. de 10m para E., e por forno localizado a c. de 2m da casa, a NE.. Cobertura diferenciada em capelo no moinho, na casa do moleiro de 2 e 1 água respectivamente na zona de habitação e estábulo, em cupúla no forno. Fachada principal do moinho a E., da casa do moleiro a N. e do forno a O.. MOINHO: embasamento envolvente pintado a azul-cobalto e remate em beirado saliente; porta de aceso rasgada na espessura do muro com verga recta ultrapassando a largura do vão, constituída por trave de madeira; portada de madeira com puxador constituído por argola de ferro; a NE. e a SO., rasga-se superiormente janela rectangular, rasgada na espessura do muro e com molduras pintadas a azul; a SE., encostadas à parede duas mós; cobertura em capelo pintado a cor negra. CASA DO MOLEIRO: paredes de alvenaria mista de pedra e tijolo, rebocada e caiada. Fachada N. de dois panos correspondentes, o da direita, de remate em meia empena, ao estábulo rasgado ao centro por vão rectangular, largo, oda esquerda à zona e habitação, com remate em empena coroada no vértice por plinto assinalando a cumeeira do telhado e rasgada ao centro por porta de verga recta de maior largura que o vão. Restantes fachadas cegas. INTERIOR: cobertura em telhado assente directamente no vigamento de madeira; paredes rebocadas, parcialmente caiadas e pintadas. FORNO: de planta circular tendo adossado a N. bancada rectangular, de alvenaria capeada a tijoleira, com c. de 1,20m de largura por 0,5 de profundidade; o forno constitui um corpo tronco-cónico, de alvenaria de tijolo argamassada, rebocada e caiada rematado por cúpula, igualmente de alvenaria de tijolo, dispostos em fiadas, rebocada e caiada. A E. rasga-se a boca do forno, em arco alteado constituído por cimbre de ferro e munida de parapeito avançado de tijoleira. A S., N. e O. rasgam-se os respiradouros, constituídos por fragmentos de telha cerâmica de canudo, inclinadas, assentes sobre si mesmas. INTERIOR: cobertura em falsa cúpula constituída por meias telhas de cerâmica de canudo, travadas entre si; pavimento de tijolo.

Acessos

EN Odeceixe - Aljezur; após passar Rogil segue por c. de 1km e vira à esquerda por caminho de terra batida, por c. de 250m; fica a c. de 5km de Aljezur.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, destacado, em planície. A poucos metros a N. fica casa de habitação, térrea, remodelada mas provavelmente reintegrando elementos de uma antiga casa rural.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: moagem

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu vivo / Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação*

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 19 - data provável de construção; 1997 - obras de recuperação e abertura ao público; 2013, março, c. de - no seguimento de fortes chuvadas, derrocada do pano virado a SO. compromentendo toda a estrutura.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Tijolo, pedra, telha, ferro, madeira, terra

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Aljezur: 1997 - obras de recuperação e abertura ao público; CMAljezur/Junta de Freguesia do Rogil: 2012, inícios - pintura exterior e reparação da cobertura interior.

Observações

*1 - Existe um protocolo entre o Proprietário, a CMAljezur e a Junta de Freguesia do Rogil, para a conservação e abertura ao público do imóvel.

Autor e Data

Rosário Gordalina 2007

Actualização

Rosário Gordalina 2013
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login