Casa da Família Falcão / Solar de D. Silvestre / Solar do Visconde de Trancoso / Solar da Duquesa de Pozem

IPA.00002779
Portugal, Castelo Branco, Fundão, Castelo Novo
 
Casa abastada maneirista, de planta rectangular, com "traça arquitectónica típica do edifício senhorial da Beira Baixa", seiscentista (Almeida 1976), mas, ainda dentro da linha dos Solares Quinhentistas, devido, às suas reduzidas dimensões.
Número IPA Antigo: PT020504130038
 
Registo visualizado 941 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, composta, irregular, existindo coincidência entre o interior e o exterior. Volumes articulados de disposição de massa na horizontalidade. Cobertura em telhado de quatro águas. Fachada principal orientada, parcialmente rebocada e o restante em cantaria aparente com aparelho isódomo, desenvolve-se em dois pisos sem elementos definidores. No piso inferior, uma porta cocheira de duas folhas no extremo de um arco de volta perfeita que se prolonga em abóbada na profundidade do balcão. No primeiro andar, um balcão com acesso a duas portas de duas folhas, uma janela de guilhotina e uma janela de sacada com bandeira de canto, voltada também a S., com guarda em ferro forjado. A sacada é suportada por cinco mísulas ornamentadas e a esquina é afirmada por coluna de canto decorada por quatro volutas. Esculpido em pedra, brasão com representação de uma águia, coroado por concha ladeada por duas carrancas, tendo por baixo a inscrição "Silvestre Francisco / Leitão mandou fazer / esta casa no ano de 1616". Vãos com lintéis rectos em pedra granítica, material comum às ombreiras, à excepção de uma porta no primeiro andar com lintel recto formando moldura em meia-cana que se prolonga nas ombreiras. Fachada S. é de cantaria, dividida em dois registos, rasgada por uma janela e uma porta de duas folhas no primeiro. Superiormente, janela de sacada de canto, duas janelas de duas folhas, uma janela de guilhotina com avental, uma janela e um janelo rústicos, igualmente de guilhotina. Vãos com lintéis rectos e ombreiras em pedra granítica. Fachada O. de cantaria aparente, é cega. A fachada N. de cantaria, é também cega, dividida em dois registos. Remate da cobertura com planos verticais em beiral, excepção, à janela de geminada de canto, com remate em cornija. Articulação interior / exterior de nível apenas no rés-do-chão.

Acessos

Gaveto da Rua da Bica e Rua da Misericórdia. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,077022, long.: -7,495008

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado, no extremo de um quarteirão. Próximo localiza-se o Chafariz Fundeiro ou D'El Rei (v. PT020504130029), Solar da Família Correia de Sampaio (v. PT020504130033), Casa Sampaio Roquete (v. PT020504130027) e Casa D. Luís de José Correia (v. PT020504130026).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1616 - mandada edificar por Silvestre Francisco Leitão, alcaide-mor de Castelo Novo, sobre um edifício anterior, pois uma das alas correspondia à antiga prisão; séc. 19 - pertence ao Visconde de Trancoso, Bartolomeu da Costa Macedo Giraldes Barba de Menezes; séc. 20, início - passa para propriedade da Família Falcão.

Dados Técnicos

Estrutura mista e paredes autoportantes.

Materiais

Pedra granítica, madeira, ferro forjado, telha de meia-cana.

Bibliografia

NEVES ( Mapone ), Manuel Poças das, Castelo Novo - Estudos para uma monografia, Fundão, 1975; ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; AZEVEDO, José Correia de, Inventário Artístico Ilustrado de Portugal, Vol. IV - Beiras, Lisboa, 1992; GIL, Júlio, As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal, Lisboa, Verbo, 1994; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, As Aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo, Lisboa, 1996; Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa, Associação dos Arquitectos Portugueses - Beiras; Plano de Pormenor e Salvaguarda de Castelo Novo, Relatório da caracterização do edificado

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - no plano de Pormenor e Salvaguarda de Castelo Novo é referido que o conjunto habitacional formava um pequeno quarteirão, constituído pela casa, construções anexas e um jardim / quintal interior. Se assim era, hoje encontra-se completamente adulterado. O espaço de jardim / quintal interior, hoje, é a continuidade física do Largo da Bica. *2 - segundo tradição oral, todos os mancebos que aí pedissem asilo, ficavam isentos do serviço militar.

Autor e Data

Luís Castro 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login