Núcleo urbano da Vila do Porto / Zona Classificada de Vila do Porto

IPA.00027982
Portugal, Ilha de Santa Maria (Açores), Vila do Porto, Vila do Porto
 
Núcleo urbano sede municipal (região autónoma). Vila situada em costa marítima. Vila moderna de jurisdição régia (capitania-donataria).
Número IPA Antigo: PT072107050009
 
Registo visualizado 1002 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila moderna  Vila moderna  Régia

Descrição

Acessos

Vila do Porto, ER1-2A

Protecção

Categoria: CCIP - Conjunto Classificado de Interesse Público, Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, DR, 1.ª série-A, n.º 199 de 24 agosto 2004 *1 / PP - Plano de Pormenor (Salvaguarda e valorização da zona histórica de Vila de Porto), Decreto Regulamentar Regional n.º 12/2006/A, DR, 1.ª série-B, n.º 40 de 24 fevereiro

Enquadramento

Implantado em costa marítima, na unidade de paisagem da Plataforma Ocidental. Localiza-se na costa poente da ilha de Santa Maria, pertencente ao grupo oriental do arquipélago dos Açores, e situada no extremo SE. O núcleo urbano implanta-se linearmente sobre uma crista perpendicular à linha de costa, orientada a S./N., entre os dois vales escavados pelas ribeiras do Sancho e de São Francisco. O concelho de Vila do Porto abrange a totalidade da ilha, e é composto por cinco freguesias: Almagreira, Santa Bárbara, Santo Espírito, São Pedro e Vila do Porto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 15 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

1427 - Santa Maria é a primeira ilha do arquipélago a ser "descoberta" por Diogo Silves; 1439, 2 julho - Carta régia do infante D. Pedro, regente de D. Afonso V, referindo que o infante D. Henrique já mandara lançar "lançar ovelhas" nas 7 ilhas dos Açores (o Corvo e as Flores foram reconhecidas só em 1452); São Miguel e Santa Maria são as primeiras ilhas a serem povoadas por famílias oriundas da Estremadura, Alto Alentejo e Algarve, por intermédio de Gonçalo Velho, primeiro capitão-donatário dos Açores; 1450, cerca - provável fundação do povoado do Porto, por Fernão de Quental; 1470, cerca - a vila do Porto recebe o primeiro foral do Açores; séc. 17, início - provável construção do forte de São Brás no sítio de Cimo da Rocha, junto à Ermida de Nossa Senhora da Conceição; 1942 / 1944 - no contexto da 2ª guerra mundial é construído, pelos norte americanos, um aeroporto de emergência na ilha de Santa Maria; 1946 - afetação do aeroporto à aeronautica portuguesa, construção do Bairro do Aeroporto da autoria do arq. Keil do Amaral; 1992, 21 outubro - classificação, como conjunto protegido, de uma zona delimitada de Vila do Porto, pelo Decreto Legislativo Regional n.º 22/92/A; 2004, 24 agosto - publicação, pelo Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, do Regime jurídico de proteção e valorização do património cultural móvel e imóvel, classificando, no art.º 58.º, alínea 3, a "zona antiga" de Vila do Porto como conjunto classificado de interesse público; revogação da classificação anterior.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

AA.VV., Livro das paisagens dos Açores, Contributos para a identificação e caracterização das paisagens dos Açores, Ponta Delgada, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, 2005; ALMEIDA, Álvaro Duarte de, BELO, Duarte, Portugal Património, Madeira-Açores, Lisboa, Círculo de Leitores, 2006, vol, X, pp. 202-203; BRUNO, Jorge A. Paulus (coord.), Inventário do património imóvel do Açores, Vila do Porto de Santa Maria, Direcção Regional da Cultura, Instituto Açoriano de Cultura, Câmara Municipal de Vila de Porto, 2005; FERNANDES, José es e Casas da Macaronésia, FAUP, Porto, 1996; IDEM, História ilustrada da arquitectura dos Açores, Instituto Açoriano de Cultura, Angra do Heroísmo, 2008; FRUTUOSO, Gaspar, SaudadManuel, Cidades da Terra, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1977-1987.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREL; GEAEM: Açores, Carta Chorographica da Ilha de Santa Maria, Direcção Geral dos Trabalhos Geodesicos, 1898

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - DOF: Zona Classificada de Vila do Porto.

Autor e Data

Anouk Costa 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login