Núcleo urbano da vila da Povoação

IPA.00027986
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Povoação, Povoação
 
Núcleo urbano sede municipal (região autónoma). Cidade situada em costa marítima. Cidade moderna de jurisdição régia (capitania-donataria).
Número IPA Antigo: PT072104050006
 
Registo visualizado 114 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Conjunto

Descrição

Acessos

Ilha de São Miguel. ER1-1A

Protecção

Inclui Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Praça Velha (v. PT072104050001) / Edifício dos Paços do Concelho / PDM - Plano Diretor Municipal, Aviso n.º 7323/2010, DR, 2.ª série, n.º 70, 12 abril 2010

Grau

5 - registo em pré-inventário com um preenchimento mínimo dos campos… e pressupondo a existência de um registo iconográfico.

Enquadramento

Implantado em costa marítima, na unidade de paisagem da Povoação. A vila localiza-se na costa sul da ilha de São Miguel, situada no grupo oriental do arquipélago dos Açores, num vale encaixado entre os dois contrafortes rochosos do morro de Santa Bárbara e da lomba dos Pós. O núcleo urbano implanta-se junto ao mar, desenvolvendo-se perpendicularmente à linha de costa, ao longo do vale e da margem direita da ribeira de Além. O concelho da Povoação é composto por seis freguesias: Povoação, Furnas, Nossa Senhora dos Remédios, Ribeira Quente, Água Retorta e Faial da Terra, e limitado pelos concelhos de Vila Franca do Campo a O., Ribeira Grande a O. e Nordeste a E.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1427 - Desembarque de Diogo Silva no local da Povoação; 1432 - local escolhido, por Gonçalo velho, 1º capitão-donatário de São Miguel, para o primeiro povoamento da ilha; 1439, 2 julho - carta régia do infante D. Pedro, regente de D. Afonso V, referindo que o infante D. Henrique já mandara "lançar ovelhas" nas 7 ilhas dos Açores (o Corvo e as Flores foram reconhecidas só em 1452); séc. 18 - incremento da construção naval graças à abundância da madeira na zona; 1839 - elevação a sede de concelho, após a freguesia ter pertencido ao concelho de Vila Franca do campo e posteriormente a Nordeste; 1935 - terramoto causa danos na vila; 1940 - construção do jardim municipal de Povoação, na sequência da reconstrução do núcleo urbano.

Características Particulares

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

AA.VV., Livro das paisagens dos Açores, Contributos para a identificação e caracterização das paisagens dos Açores, Ponta Delgada, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, 2005; ALMEIDA, Álvaro Duarte de, BELO, Duarte, Portugal Património, Madeira-Açores, Lisboa, Círculo de Leitores, 2006,vol. X, pp. 188-189; FERNANDES, José Manuel, História ilustrada da arquitectura dos Açores, Instituto Açoriano de Cultura, Angra do Heroísmo, 2008; FRUTUOSO, Gaspar, Saudades da Terra, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1977-1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login