Núcleo urbano da vila de Santa Cruz da Graciosa / Zona Classificada da Vila de Santa Cruz da Graciosa

IPA.00027990
Portugal, Ilha da Graciosa (Açores), Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz da Graciosa
 
Núcleo urbano sede municipal (região autónoma). Vila situada em costa marítima. Vila moderna de jurisdição régia (capitania-donataria).
Número IPA Antigo: PT071903030010
 
Registo visualizado 659 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila moderna  Vila moderna  Régia (D. João III)

Descrição

Acessos

Santa Cruz da Graciosa, Porto

Protecção

Categoria: CCIP - Conjunto Classificado de Interesse Público, Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, DR, 1.ª série-A, n.º 199 de 24 agosto 2004 *1

Enquadramento

Implantado em costa marítima, na unidade de paisagem dos Campos agrícolas entre Santa Cruz, Guadalupe e Vitória. A vila de Santa Cruz da Graciosa situa-se na costa nordeste da ilha da Graciosa, pertencente ao grupo central do arquipélago dos Açores. O núcleo urbano localiza-se junto à arriba numa área relativamente plana (plataforma de Santa Cruz), que contrasta com o relevo acidento do resto da ilha. A paisagem envolvente é caracterizada por parcelas agrícolas de média dimensão alternadas com áreas de pastagem, delimitadas por muros de pedra seca. O concelho de Santa Cruz da Graciosa abrange a totalidade da ilha e é composto por cinco freguesias: Santa Cruz, Guadalupe, Luz e São Mateus.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1439, 2 Julho - carta régia do infante D. Pedro, regente de D. Afonso V, referindo que o infante D. Henrique já mandara "lançar ovelhas" nas 7 ilhas dos Açores (o Corvo e as Flores foram reconhecidas só em 1452); 1450 - provável chegada dos primeiros colonos à ilha, devendo-se o seu povoamento a Pedro Correia e Vasco Gil Sodré, que trouxeram consigo elementos das suas famílias ; 1486 - fundação do concelho de Santa Cruz, que abrangia toda a ilha; 1546, 1 Abril - elevação a concelho do lugar de São Mateus da Praia, por foral concedido por D. João III; séc. 20, anos 50 a 70 - recessão demográfica devido à emigração para os Estados Unidos, factor que aliado à migração interna condiciona actualmente a sustentabilidade económica da ilha; 1988, 30 março - classificação da vila da Graciosa (zona A do núcleo urbano) como conjunto protegido, pelo Decreto legislativo regional n.º 10/88/A; 2004, 24 agosto - publicação, pelo Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, do Regime jurídico de protecção e valorização do património cultural móvel e imóvel, incluindo no art.º 58.º, alínea 1, os limites do conjunto classificado de interesse público da zona central da vila de Santa Cruz da Graciosa; revogação da classificação anterior; 2007 - inclusão da Graciosa na lista da rede mundial de reservas da biosfera da UNESCO.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

AA.VV., Livro das paisagens dos Açores, Contributos para a identificação e caracterização das paisagens dos Açores, Ponta Delgada, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, 2005; FERNANDES, José Manuel, Cidades e Casas da Macaronésia, FAUP, Porto, 1996; IDEM, História ilustrada da arquitectura dos Açores, Instituto Açoriano de Cultura, Angra do Heroísmo, 2008; FRUTUOSO, Gaspar, Saudades da Terra, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1977-1987; http://www.inventario.iacultura.pt/graciosa/santacruz/urbanismo-arquitectura.html (junho 2012).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - DOF: Zona Classificada da Vila de Santa Cruz da Graciosa.

Autor e Data

Anouk Costa 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login