Núcleo urbano da vila de São Roque do Pico

IPA.00027995
Portugal, Ilha do Pico (Açores), São Roque do Pico, São Roque do Pico
 
Núcleo urbano sede municipal (região autónoma). Vila situada em costa marítima. Vila moderna de jurisdição régia (capitania-donataria).
Número IPA Antigo: PT072007050010
 
Registo visualizado 667 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila moderna  Vila moderna  Régia (D. João III)

Descrição

Acessos

Ilha do Pico. ER1-2A, ER2-2A

Protecção

Inclui Igreja e Convento e de São Pedro de Alcântara (v. PT072007050001)

Enquadramento

Implantado em costa marítima, na unidade de paisagem da Faixa Litoral Cais do Pico - Piedade. A vila da de São Roque do Pico situa-se sensivelmente a meio da costa norte da ilha do Pico (pertencente ao grupo central do arquípelago dos Açores). O núcleo urbano, bastante disperso, tem origem junto ao porto, no cais do Pico, localizado numa pequena enseada. A paisagem é caracterizada por áreas agrícolas que alternam com zonas de pastagem, muradas com pedra seca. O concelho de São Roque do Pico é composto por cinco freguesias: Prainha, Santa Luzia, Santo Amaro, Santo António, São Roque do Pico, sendo limitado pelos concelhos de Madalena, a O., e de Lajes do Pico, a S.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1439, 2 Julho - Carta régia do infante D. Pedro, regente de D. Afonso V, referindo que o infante D. Henrique já mandara "lançar ovelhas" nas sete ilhas dos Açores (o Corvo e as Flores só foram reconhecidas em 1452); 1460 - início do povoamento da ilha, mas o primeiro donatário, Álvaro de Ornelas, não chega a tomar posse efectiva; 1466 - doação das capitanias do Faial e do Pico a Josse Van Huertere (Joz de Utra), que traz consigo vários flamengos; 1542 - elevação a vila.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

AA.VV., Livro das paisagens dos Açores, Contributos para a identificação e caracterização das paisagens dos Açores, Ponta Delgada, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, 2005; BRUNO, Jorge A. Paulus (coord.), Inventário do património imóvel de São Roque do Pico, Direcção Regional da Cultura, Instituto Açoriano de Cultura, 1999; FERNANDES, José Manuel, História ilustrada da arquitectura dos Açores, Instituto Açoriano de Cultura, Angra do Heroísmo, 2008; FRUTUOSO, Gaspar, Saudades da Terra, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1977-1987.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREL

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login