Núcleo urbano da cidade de Santana

IPA.00028013
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Santana, Santana
 
Núcleo urbano sede municipal (região autónoma). Cidade situada em planalto. Vila moderna de jurisdição régia (capitania-donataria).
Número IPA Antigo: PT062210030018
 
Registo visualizado 636 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Cidade  Povoação moderna  Povoação moderna  Régia

Descrição

Acessos

ER101 (de São Vicente e do Machico), ER103 (do Funchal).

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano / rural, implantado em planalto. A cidade de Santana localiza-se na encosta norte da cordilheira central da ilha da Madeira. O núcleo urbano desenvolve-se de maneira dispersa ao longo dos eixos viários. O concelho de Santana é composto por seis freguesias: Arco de São Jorge, Faial, Ilha, Santana, São Jorge, São Roque do Faial, e limitado pelos concelhos de Machico a E., São Vicente a O., Funchal e Câmara de Lobos a S.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 16 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1433, 26 Setembro - doação régia ao Infante D. Henrique das ilhas da Madeira, Porto Santo e Desertas, sendo o poder espiritual doado à ordem de Cristo; séc. 15, último quartel - início do povoamento de Santana; as terras foram repartidas entre nobres e alguns burgueses com a posse de sesmaria; 1552, 4 Junho - criação da freguesia de Santana por alvará régio, desmembrando-se de São Jorge; 1640 - a Madeira foi entregue a um governador e capitão-general, na sequência da Restauração; 1834 - extinção do cargo de governador da Madeira; 1835, 31 Outubro - elevação de Santana a vila e sede de concelho; 1852, 19 Outubro - a freguesia de Porto da Cruz passa a integrar o concelho de Machico ; 2001, 1 Janeiro - elevação a cidade.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

PACHECO, Hélder, coord., Madeira: Paisagem e Memória ao Sabor do Mar, Barcelos, Companhia Editora do Minho, 1991; PEREIRA, Eduardo, Ilha de Zargo, 4ª edição, Funchal, Câmara Municipal do Funchal, 2 vol.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login