Núcleo urbano da vila de São Vicente

IPA.00028014
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), São Vicente, São Vicente
 
Núcleo urbano sede municipal (região autónoma). Vila situada em costa marítima. Vila moderna de jurisdição régia (capitania-donataria).
Número IPA Antigo: PT062211030017
 
Registo visualizado 868 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila moderna  Vila moderna  Régia (D. João V)

Descrição

Acessos

ER104 (da Ribeira Brava), ER101 (de Porto Moniz e Santana).

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano / rural, implantado em costa marítima. A vila de São Vicente localiza-se na costa norte da ilha da Madeira, num vale encaixado entre dois contrafortes rochosos de origem vulcânica. O núcleo urbano situa-se a cerca de 500 m do mar, desenvolvendo-se posteriormente junto à costa e a montante, ao longo da margem esquerda da ribeira de São Vicente, fixando-sedepois nas zonas altas. O concelho de São Vicente é composto por três freguesias: Boa Ventura, Ponta Delgada e São Vicente, e limitado pelos concelhos de Santana a O., Porto Moniz e Calheta E., Ponta do Sol, Ribeira Brava e Câmara de Lobos a S.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1433, 26 Setembro - doação régia ao Infante D. Henrique das ilhas da Madeira, Porto Santo e Desertas, sendo o poder espiritual doado à ordem de Cristo; séc. 15, meados - início do povoamento de São Vicente, criação da freguesia; 1640 - a Madeira foi entregue a um governador e capitão-general, na sequência da Restauração; 1744, Agosto - elevação de São Vicente a vila; 1834 - extinção do cargo de governador da Madeira; 1835 - São Vicente perde área com a criação dos concelhos de Porto Moniz e Santana; 1867/1895 - com a extinção dos concelhos de Porto Moniz e Santana, o concelho retoma a sua área inicial; 1898, a partir - o concelho retoma a área de 1835, com o restabelecimento dos municípios extintos.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

PACHECO, Hélder, coord., Madeira: Paisagem e Memória ao Sabor do Mar, Barcelos, Companhia Editora do Minho, 1991; PEREIRA, Eduardo, Ilha de Zargo, 4ª edição, Funchal, Câmara Municipal do Funchal, 2 vol.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login