Núcleo urbano de Vila de Rei

IPA.00028038
Portugal, Castelo Branco, Vila de Rei, Vila de Rei
 
Núcleo urbano sede municipal. Povoação medieval de fundação de ordem religiosa militar (ordem do Templo / ordem de Cristo).
Número IPA Antigo: PT020510030022
 
Registo visualizado 589 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila medieval  Vila fortificada  Ordem religiosa militar (Ordem do Templo)

Descrição

Acessos

EN348, Rua Dr. Eduardo Castro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano / Rural, implantado em planalto. Vila de Rei encontra-se no centro do país, a cerca de 2km do centro geodésico de Portugal, na serra da Melriça e aproximadamente a 7km da albufeira do rio Zêzere, à cota altimétrica de 450m. O concelho é composto por três freguesias (Fundada, São João do Peso e Vila de Rei) e encontra-se limitado a N. pelo concelho da Sertã, a E. pelo concelho de Mação, a O. pelo concelho de Ferreira do Zêzere e a S. pelos concelhos do Sardoal e de Abrantes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 13 / 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1165, 29 de Novembro - doação por D. Afonso Hemriques aos Templários da região compreendida entre os rios Zêzere a O., o Tejo a S., e o Erges a E., dentro da qual estaria incluída Vila de Rei; 1285, 19 de Setembro - criação do concelho de Vila de Rei por foral de D. Dinis, estendendo-se o termo para além do rio Zêzere, abrangendo a região compreendida entre a foz do Codes, o termo de Ferreira e a foz da Cabrieira; 1306, 6 de Agosto - legalização da doação aos Templários do padroado da igreja de Alvaiázere, do senhorio da Vila de Rei e do senhorio e padroado de Ferreira do Zêzere; séc. 14 - com a extinção da ordem do Templo, Vila de Rei passa para a ordem de Cristo, constituindo Vila de Rei e Ferreira uma só comenda; séc. 16 (início) - Vila de Rei e Ferreira do Zêzere formam já duas comendas; 1513, 1 de Outubro - concessão novo foral por D. Manuel I; 1517 - Ferreira do Zêzere deixa de pertencer ao termo de Vila de Rei; 1867, 10 de Dezembro - Vila de Rei é anexada ao concelho de Proença-a-Nova, juntamente com Mação, Oleiros, Cardigos, Amendoa e várias aldeias, tendo sido novamente desanexada a 14 de Janeiro de 1868; 1875, 31 de Agosto - criação da comarca de Mação por divisão da comarca de Abrantes, tendo Vila de Rei sido integrada na nova comarca; 1914, 7 de Dezembro - criação do arciprestado de Vila de Rei.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

FÉLIX, Jose Maria, Vila de Rei e o seu concelho: apontamentos para a sua história, Câmara Municipal de Vila de Rei, 1985

Documentação Gráfica

DGOTDU: Arquivo Histórico (Anteplano Geral de Urbanização de Vila de Rei, Arq. Mário de Oliveira, 1952).

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

DGOTDU: Arquivo Histórico (Anteplano Geral de Urbanização de Vila de Rei, Arq. Mário de Oliveira, 1952).

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Cláudia Morgado 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login