Núcleo urbano da vila de Tabuaço

IPA.00028081
Portugal, Viseu, Tabuaço, Tabuaço
 
Núcleo urbano sede municipal. Vila situada em encosta. Vila medieval de jurisdição senhorial e posterior jurisdição régia.
Número IPA Antigo: PT011819140228
 
Registo visualizado 707 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila medieval    

Descrição

Acessos

EN323, EN226-2, Rua Macedo Pinto

Protecção

Inclui Pelourinho de Tabuaço (v. PT011819140006)

Enquadramento

Implantado em encosta. Localiza-se a S. do vale do Douro, na sub-região do Douro e pertence à unidade de paisagem do Douro Vinhateiro (v. PT011701040093). A paisagem a N. é marcada por encostas íngremes sustentadas por muros em pedra de xisto ocupadas por videiras nos vales dos rios Távora, Torto, Tedo e Douro. O olival é cultivado tanto na bordadura das vinhas como em extensas áreas mais a S., encontrando-se ainda o cultivo da batata, da baga do sabugueiro, cerejas e algum cereal. O relevo montanhoso a S. é propício à pastorícia e à silvicultura. O município de Tabuaço está dividido em 13 freguesias O concelho é delimitado a N. pelo município de Sabrosa, a E. por S. João da Pesqueira, a SE. por Sernancelhe, a SO. por Moimenta da Beira e a O. por Armamar.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 14 / 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1320 - as terras do arciprestado de Tabuaço pertenciam à diocese de Lamego e localizavam-se junto à bacia do rio Távora, tendo o arciprestado quatro paróquias (Tabuaço, Sabroso, Granja do Tedo e Aldeia de Sendim); séc. 15 - época da provável elevação da povoação de Tabuaço a sede de concelho, por iniciativa dos Senhores de Leomil, continuando ao nível eclesiástico e até ao séc. 18 anexa à Reitoria e Colegiada de Santa Maria de Barcos, que apresentava o cura, depois vigário, de Tabuaço; séc. 16 - provável edificação do pelourinho; 1527 - o Cadastro da População do Reino regista a existência do concelho de "Tavoaço", constituído por 41 fogos, e nele "não haa outro lugar nem quymta e tem este lugar huua legoa de termo em comprydo e mea em larguo parte e comfromta ho termo delle com ho termo de barcos e com chavões e com o comcelho de tavora e dahy torna ao termo de barcos"; 1537 - a povoação pertencia à Coroa; 1708 - a "Villa de Taboaço" tem 200 vizinhos, havendo nela um Capitão-mor com duas companhias de Ordenança (Costa, 1708); 1758 - o concelho de Tabuaço era composto por 184 fogos, compondo-se as autoridades por um "juis ordinario, Camera sujeita só a Sua Magestade e ministros seos de vara branca desta Comarca de Lamego" (Memórias Paorquiais); 1769, cerca - criação do Julgado de Tabuaço, abarcando os concelhos de Barcos, Chavães, Longa, Nagosa e Tabuaço, com respectivo juíz de fora que projectará obras, fará orçamentos e distribuirá as despesas por todas as câmaras dos referidos concelhos (FREITAS, 1916); 1836 - 1855 - extinção dos concelhos de Arcos, Barcos, Chavães, Granja do Tedo, Longa, Paradela, Pinheiros, Sendim, Távora e Valença do Douro, que passam a integrar o concelho de Tabuaço; séc. 20, primeira metade - obras de remodelação do antigo Largo da Fonte; 2001 - reconstituição do pelourinho no Jardim Conde Ferreira.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

AZEVEDO, Joaquim de, História Eclesiástica da Cidade e Bispado de Lamego, Porto, 1877; AZEVEDO, Carlos Moreira, dir., História Religiosa de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, SA, 2000, vol. 1, p.174; CORREIA, Alberto, Tabuaço - roteiro turístico, Tabuaço, 1997; COSTA, António Carvalho da, Corografia Portugueza, Lisboa, tomo II. 1708; COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, Lamego, 1992, vol. 6; FERREIRA, Natália Fauvrelle, BARROS, Susana Pacheco, Douro - Rotas Medievais, Lamego, 2000; MARIZ, José, coord., Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais - Centro e Sul, vol. I, Dezembro, 1993; MONTEIRO, J. Gonçalves, Tabuaço, 1991; PERPÉTUO, João Miguel A., SANTOS, Filipe João C., CARVALHO, Pedro Sobral de, GOMES, Luís Filipe C. e SERRA, Artur Alpande, Tabuaço - Um Passado Presente, Tabuaço, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

DGARQ/TT: Memórias Paroquiais, vol. 36, nº 3, p. 9 a 14.

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Rita Vale 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login