Monumento aos Combatentes da Grande Guerra em Pinhel

IPA.00002858
Portugal, Guarda, Pinhel, Pinhel
 
Arquitectura comemorativa *2. Enquadra-se na série de obeliscos com decoração escultórica, emblemática e epigráfica inserida na estrutura.
Número IPA Antigo: PT020910170028
 
Registo visualizado 1156 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Monumento comemorativo  Monumento aos Combatentes da Grande Guerra  

Descrição

Forma de obelisco, de quatro registos onde se distinguem duas pirâmides quadrangulares truncadas sobrepostas, um corpo intermédio paralelepipédico sob um corpo de pináculo, e coroado por uma esfera armilar em bronze. As duas pirâmides são emolduradas por uma sequência de espelhos rectangulares colocados na vertical onde se relevam motivos em X, separadas entre si por moldura horizontal de rebordos salientes. Ambas apresentam recortes em tabulae onde foram aplicadas placas de brecha e relevos em bronze. O corpo paralelepipédico apresenta cunhais demarcados por pilastrinhas finas colocadas sobre plinto alto. O pináculo é constituído por plinto de faces encurvadas, moldura horizontal, corpo piramidal, moldura horizontal com banda de semicírculos e coroamento em pirâmide de faces encurvadas que suporta a esfera armilar. Na face N., a pirâmide inferior apresenta uma placa rectangular em brecha, epigrafada com capitais avivadas a negro sob o título MORTOS NA GRANDE GUERRA - 1914 - 1918 / DO CONCELHO DE PINHEL, com a sequência dos respectivos nomes inscrita na vertical, as datas respectivas colocadas em coluna paralela; a pirâmide superior mostra o escudo circular da República trabalhado em bronze e aplicado sobre o granito; o corpo paralelepipédico é ocupado com uma folha lisa de bronze, rectangular e colocada ao alto, sobre a qual se inscreve quadro rectangular com o busto da República colocado de perfil. Na face S., a pirâmide inferior apresenta placa rectangular em brecha epigrafada com o mesmo tipo de trabalho da face N. Sob o título COMANDANTES DO BAO INFA 34 DURANTE A SUA ESTADA EM FRANÇA; a pirâmide superior ostenta um anjo com meia coroa de louros; no corpo paralelepipédico, sobre folha rectangular de bronze, aplica-se o motivo de duas espingardas cruzadas, emblema da Infantaria. Na face O., a pirâmide inferior apresenta placa rectangular em brecha epigrafada do mesmo tipo das anteriores com lista de nomes; a pirâmide superior não tem ornamentos para além do recorte em tabula; no corpo paralelepipédico recorta-se outra placa de brecha epigrafada de modo semelhante sob o título REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 34. A face E. apresenta o mesmo tipo de decoração da O., com placas em brecha epigrafadas sob o título DATAS HISTÓRICAS na pirâmide inferior e REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 34 / MORTOS NA GRANDE GUERRA / 1914-1918.

Acessos

Largo dos Combatentes da Grande Guerra

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, na Praceta a que deu o topónimo, face à fachada principal do Paço Episcopal (v. PT020910170019) *1, sobre área calcetada e enquadrado por sebe de arbustos. A face N. está voltada para cidade, para a Pdª Coronel Lima da Veiga; a face S. para o edifício da Adega Cooperativa de Pinhel; a face E. para o entroncamento da R. Bispo Mendonça Arrais com caminho que segue para o Convento dos Frades ou de Santo António (v. PT020910170012), tendo em frente, em cota um pouco inferior, o Chafariz de espaldar que servia esta zona da cidade (v. PT020910170025); a face O. está voltada para o Paço Episcopal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comemorativa: monumento aos Combatentes da Grande Guerra

Utilização Actual

Comemorativa: monumento aos Combatentes da Grande Guerra

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1922, 9 Abril - inauguração com a presença do comandante da 2ª Divisao Militar, General Teixeira de Aguiar.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Granito, calcário (brecha), bronze

Bibliografia

MARTA, Ilídio, Pinhel-Falcão. Notas e Factos, Celorico da Beira, 1943.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CM Pinhel

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CM Pinhel

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Quando o monumento foi erguido o Paço servia de aquartelamento militar. *2 - Participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial com memória da presença do Regimento de Infantaria Nº 34 e dos seus mortos em batalha. *3 - 1998-1999 - No projecto de arranjo urbanístico do Lg. dos Combatentes da Grande Guerra e Pdª Coronel Lima da Veiga, patrocinado pelo Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administraçao do Território, co-financiado pelo FEDER e pelo Prosiurb / DGAA, com empreitada a cargo de Carlos Alberto Antunes Gil, está previsto o arranjo urbano da área envolvente e o calcetamento com o símbolo da Liga dos Combatentes da área de implantação do Monumento.

Autor e Data

Margarida Conceição / João Vilhena 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login