Núcleo urbano da vila de Aljezur

IPA.00028747
Portugal, Faro, Aljezur, Aljezur
 
Núcleo urbano sede municipal. Vila situada em margem fluvial. Vila medieval de jurisdição de ordem religiosa militar (ordem de Santiago) com castelo, implantada sobre povoação islâmica e expansão moderna em dois pólos.
Número IPA Antigo: PT050803010013
 
Registo visualizado 662 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila medieval  Vila fortificada  Régia (D. Dinis)

Descrição

Acessos

Rua 25 de Abril

Protecção

Parcialmente incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo de Aljezur (v. PT050803010001) / Incluído no Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e na Zona de Proteção Especial da Costa Sudoeste (Rede Natura 2000)

Enquadramento

Rural, implantado em margem fluvial. Localiza-se na área da Costa Vicentina na planície litoral enquadrada a E. pelos contrafortes da serra de Monchique e a O. pelas arribas de xisto sobre o oceano. As culturas são de sequeiro ou mato predominando a vegetação rasteira, bem como, plantas aromáticas como o rosmaninho, o tomilho, o loureiro, o orégão, o tojo ou a urze. O pequeno estuário da ribeira de Aljezur encerra uma grande variedade de habitats. O clima é marítimo da fachada atlântica com amplitudes térmicas atenuadas. A vila divide-se em dois uma mais antiga que se encontra implantada ao longo da encosta E. contornada pela ribeira de Aljezur e outra mais recente, do séc. 18, que se situa na planície além ribeira. O município de Aljezur é composto por 4 freguesias: Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil. O concelho é delimitado a N. pelo município de Odemira, a E pelo de Monchique, a SE. por Lagos, a SO. por Vila do Bispo, a O. pela costa Atlântica e a NO. pelo concelho de Odemira e pela Ribeira de Seixe.

Descrição Complementar

Não aplicável

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 10 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Época romana - o sítio do castelo terá sido ocupado, sucessiva e ininterruptamente por lusitanos, que dele fizeram um castro, e pelos os romanos que nele tiveram um posto vigia; séc. 7 - 8 - os visigodos terão igualmente utilizado o local como posto de vigia; séc. 10 - fundação da vila pelos árabes; séc. 13 - conquista de Aljezur aos mouros no reinado de D. Afonso III por D. Paio Peres Correia; 1267 - Tratado de Badajoz, em 16 Fevereiro pela qual o rei de Castela, Afonso X, manda entregar os Castelos do Algarve a D. Afonso III, entre eles, o de Aljezur; 1280, 12 Novembro - foral concedido por D. Dinis, dado em Estremoz, e onde são privilegiados os "cavaleiros da Vila de Aljezur"; 1297, 01 Dezembro - D. Dinis escamba o Castelo de Aljezur e outras terras pela vila de Almada; 1448 - visitação da Ordem de Santiago à Vila de Aljezur na qual se refere o seu estado de abandono e mencionam directrizes para a reconstrução da muralha em ruína e limpeza da cisterna; 1504, 1 Junho - concessão de novo foral D. Manuel I; 1755, 1 Novembro - o terramoto causa grande destruição na vila, arrasando as altas, o castelo e da matriz só ficando de pé a tribuna e capela-mor; séc. 19 - o concelho de Aljezur é duas vezes extinto; 1898 - restauração do concelho de Aljezur, desligando-se definitivamente dos concelhos de Odemira e de Lagos; 1940 - 1941 - aquando das Comemorações dos Centenários, reconstrução parcial das muralhas; 1996, 21 de Novembro - anúncio pela CMA de concurso público para a elaboração de Projecto de Reconstrução, Conservação, Consolidação e Utilização do Castelo de Aljezur.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

COSTA, Carvalho da, Corografia Portuguesa, Tomo III, p.7, Lisboa, 1706; CORREIA, Emmanuel, Alguns apontamentos sobre o concelho de Aljezur, 2ª edição, Câmara Municipal de Aljezur, 1983; Alguns apontamentos sobre o concelho de Aljezur, 2ª ed., Aljezur, 1986; MARQUES, J., Castelos Algarvios da Ordem de Santiago no reinado de D. Afonso III, sep. Caminiana, nº 13, Braga, 1986; CATARINO, Helena Maria Gomes, Castelo de Aljezur, Lisboa, 2001; O Algarve Islâmico: roteiro por Faro, Loulé, Silves e Tavira, Faro, 2002.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA, DGEMN/DSID; DGEMN/DREMS

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH (Anteplano de urbanização de Aljezur, DSARH-005-0041/01); DGARQ/TT: Memórias paroquiais, vol. 2, nº 73, p. 589 a 594

Intervenção Realizada

Observações

Aljezur está geminada com Kürnach, na Alemanha (1987) e com o município de Boa Vista, em Cabo Verde (2004)

Autor e Data

Anouk Costa, Cláudia Morgado, Rita Vale 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login