Igreja Paroquial de Altares / Igreja de São Roque

IPA.00029063
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Altares
 
Arquitectura religiosa. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT071901010058
 
Registo visualizado 174 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal de nave única.

Acessos

Ilha Terceira;

Protecção

Grau

6 - registo em pré-inventário elementar, meramente identificativo, em que apenas se registam dados elementares relacionados com o objecto de registo, como a localização, designação e tipo de utilização.

Enquadramento

Urbano, isolado, na margem da Ribeira de São Rogue, imediatamente a jusante da confluência da Ribeira das Lajinhas. No adro da igreja, sobrelevado relativamente à estrada frontal, ergue-se a antiga escola paroquial, actual Museu Etnográfico dos Altares, com importante colecção de instrumentos ligados à agricultura e a outras actividades tradicionais açorianas, e uma exposição sobre a fauna, flora e ecologia da ilha Terceira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1480 - fundação da freguesia de Altares; já neste ano tinha pároco; 1474 - divisão do território da Terceira, ficando a freguesia no território da capitania de Angra; séc. 15 - conclusão da primitiva igreja; 1536 - data inscrita no adro; 1565, 8 Julho - conclusão da demarcação final da freguesia de Altares, terminando um pleito que durou várias décadas; em termos municipais a freguesia pertencia ao termo da vila de São Sebastião, mas devido à distância e ao isolamento imposto pela cadeia de montanhas, fez com que o relacionamento preferencial se fizesse com a vila da Praia; 1870 - extinção do concelho de São Sebastião, passando Altares a pertencer ao concelho de Angra; séc. 19, finais - introdução do culto a Nossa Senhora de Lurdes; 1910 - obras na igreja, tornando-a bastante mais ampla que a antiga, com uma só nave; pertence arcebispado de Angra do Heroísmo.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

DRUMMOND, Francisco Ferreira. Anais da Ilha Terceira, vol. 1, Angra do Heroísmo, 1983; htt:pt.wikipédia.org/wiki/Igreja de São Roque (Altares) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Altares, 20 Janeiro 2010.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login