Igreja Paroquial de Porto Judeu / Igreja de Santo António

IPA.00029067
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Porto Judeu
 
Arquitectura religiosa. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT071901060062
 
Registo visualizado 775 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta de três naves, a central mais alta, e capela-mor, torre sineira quadrada e sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal virada a S., com nicho albergando imagem de Santo António, em cantaria. No interior, as naves têm várias capelas laterais: no lado do Evangelho, dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, a Senhora da Conceição e ao Sagrado Coração de Jesus, e no lado da Epístola ao Santíssimo Sacramento, ao Senhor Crucificado e ao Senhor dos Passos. Retábulo-mor em talha dourada.

Acessos

Ilha Terceira; Estrada Regional 1-2A

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15 - início do povoamento de Porto Judeu, sob a liderança do senador João Coelho, descendente de Pero Coelho, que acompanhara Jácome de Bruges na sua segunda viagem à Terceira, e que fora um dos nobres portugueses implicados no assassinato de Inês de Castro; eclesiasticamente é uma capelania anexa a Sant 'Ana de Porta Alegre; 1502, 12 fevereiro - carta de D. Manuel eleva Porto Judeu a vila; 1503, 23 março - carta desta data revela que a elevação a vila foi por equívoco; 1515, cerca - construção da primitiva igreja; 1558 - data do primeiro assento de batismo, subscrito pelo Pe. Trancosa; 1558 - o pároco de Porto Judeu tem de congrua 20$000 "por ter menos de cem vizinhos"; 1590, 07 agosto - a pedido do bispo D. Manuel Gouveia, atribui-se ao vigário de 3ª classe desta freguesia o provento de 25$000; 1763 - registo de pagamento de 2$666 ao organista da igreja, registado no livro de despesas da Alfândega da Angra; 1853, 30 dezembro - a freguesia tem quatro irmandades: a do Santíssimo Sacramento, a de Nossa Senhora da Conceição, a de Nossa Senhora da Esperança e a de Santo António; 1858, 12 dezembro - pagamento de 4$405 a João Fernandes Teixeira, comerciante, por uma lâmpada de metal amarelo, vinda de Lisboa, para a capela-mor; 1859, 10 abril - pagamento de 12$000 ao pedreiro Francisco Machado Coelho por levantar um pedaço de muro do primeiro cemitério da freguesia; 1870 - Porto Judeu passou a integrar o concelho de Angra do Heroísmo; 1882, 28 agosto - circular da administração do Concelho de Angra permite perceber que o cemitério tem "área acanhada"; 1883, 09 maio - escritura de venda de 14 ares e 52 centiares de campos, por 157$500, situado na Banda da Canada, por José Luís Rocha Neto e esposa, Maria Toste Rocha, a Lourenço Pereira Cota, presidente da Junta da Paróquia, para feitura de cemitério; 1887, 08 abril - Junta da Paróquia delibera desfazer-se de uma sobra de terreno "para com o dinheiro poder concluir a obra do cemitério"; 08 maio - António Ferreira Luís arremata por 41$000 4 ares e 84 centiares de terreno, comprando-o a José Fernandes de Castro; 1889 - construção da capela do Sagrado Coração de Jesus *1; 1890 - data inscrita na capela do Sagrado Coração de Jesus; séc. 19, finais - construção da capela do Senhor dos Passos, depois da separação da Irmandade dos Franciscanos da freguesia de São Sebastião; 1889, edificação da capela do Sagrado Coração de Jesus; 1907 - construção da capela do Santíssimo Sacramento; 1931 - inauguração do cemitério, com o enterramento de João de Melo Pires, falecido a 07 de novembro; 04 abril - inauguração da rede elétrica; séc. 20, meados - remoção das lajes de cantaria do pavimento e substituição por tabuado de madeira, colocando algumas das lajes à volta do passeio da igreja e nas escadas de acesso.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

MERELIM, Pedro de - As 18 Paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: tipografia Minerva Comercial, 1974; http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Paroquial_de_Santo_António_Porto_Judeu, Janeiro 2010; http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Judeu, 20 Janeiro 2010.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1883 - conserto da campainha grande que serve para sair com o Santíssimo Sacramento, por 2$400, ao oficial ourives Bento Correia de Lima, de Angra; séc. 20 - substituição do pavimento de cantaria por tabuado; 1994 - colocação de novo pavimento em tijoleira.

Observações

EM ESTUDO. *1 - A devoção ao Sagrado Coração de Jesus acentuou-se na freguesia desde que, no último quartel do séc. 19, o vigário António Paula de Carvalho se apegou ao santo, dizendo-se curado de uma grave doença de garganta. *2 - Segundo a tradição, foi no porto de Porto Judeu que terão desembarcado os primeiros povoadores da ilha Terceira. Acredita-se que Jácome de Bruges, o primeiro capitão donatário, aqui terá desembarcado a 1 de Janeiro, devido ao mau tempo e à necessidade de abrigo naquela data. Como a enseada do porto é de pequenas dimensões, não oferendo grandes condições de abrigo, e porque naquele tempo se chamava "judeu" a tudo que fosse mau, afirma-se que o ancoradouro foi por essa razão chamado de Porto Judeu. Outra tradição, afirma que, com Jácome de Bruges vinha um judeu, e que entre ambos, no momento do desembarque, se terá travado o seguinte diálogo: Jácome Bruges: "- Salta, judeu, senão salto eu". Judeu: "Salto e o porto será meu".

Autor e Data

Paula Noé 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login