Casa da Quinta do Loureiro

IPA.00029756
Portugal, Lisboa, Loures, União das freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal
 
Casa agrícola setecentista, com lojas e porta carral no piso térreo. Porta carral de acesso a vestíbulo e ao pátio plurifuncional.
Número IPA Antigo: PT031107140160
 
Registo visualizado 1643 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular regular de volume único e cobertura homogénea em telhado de quatro águas, rematado em beirada. Estrutura em alvenaria de pedra. A fachada principal voltada a S. é rebocada e pintada de branco e percorrida por soco pintado a ocre. Possui cinco portas de cantarias salientes em calcário, sendo quatro de dimensão idêntica em arco abatido de verga ligeiramente contra-curvada e um quinto de maiores dimensões, moldura recortada, fecho saliente e em articulação com o vão de janela que o sobrepuja. O piso superior possui seis janelas de peitoril em arco abatido e moldura saliente em cantaria de calcário e verga contra-curvada, e espaçamentos diferentes. Ao centro da fachada deste piso, a porta de perfil semelhante aos vãos anteriores é protegida atualmente por alpendre de telha, apoiado numa estrutura metálica, com acesso por escada de dois lanços convergentes e guarda plena capeada a cantaria. Possui três registos de azulejos, sendo um deles toponímico e outro hagiográfico a azul sobre fundo branco. Porta carral de duas folhas e bandeira, de madeira pintada a verde. No lado esquerdo são visíveis os elementos correspondentes ao primitivo Passo da Via Sacra. INTERIOR não observado.

Acessos

Rua 25 de Abril, n.º 37. (EN115). WGS84 (graus decimais) lat. 38.854806, long.: -9.143735

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano / rural, no aglomerado de Santo Antão do Tojal. Casa inserida numa banda edificada linear, a N. do aglomerado urbano de Santo Antão do Tojal (v. PT031107140170), implantada paralelamente à via pública. O aglomerado possui características rurais e mantém uma relação de compromisso com as áreas agricultadas envolventes. A casa está enquadrada a N. pelo Jardim do Largo Francisco Maria Borges e abre directamente para a EN115. As traseiras do edifício confinam com área agrícola em abandono. A E. confina com edifício residencial de um piso e a O. com armazém de dois pisos ocupado por actividade industrial. Inclui um Passo da Via Sacra (v. PT031107140161) adossado à fachada principal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e comercial

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 1ª metade - construção do edifício; 1988 - incluído no levantamento do património cultural construído de Loures de 1988; séc. 20, final - alteração; 2001, 08 Outubro - o edifício encontra-se incluído no levantamento do património cultural construído de Loures de 1988, anexo ao regulamento do PDM de Loures, RCM 149/2001, DR 233 1ª Série-B (última publicação).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra; modinaturas em cantaria de calcário; cobertura em telha; portas em madeira e janelas de caixilharias em alumínio lacado; os vidros são simples; registos em azulejo

Bibliografia

Câmara Municipal de Loures, Património Cultural Construído, Loures, CMLoures, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

CMLoures: arquivo Divisão Planeamento Urbanístico

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - alteração profunda do edifício.

Observações

Autor e Data

Fernanda Ferreira, Frederico Pinto, Manuel Villaverde (CMLoures) 2010 (no âmbito da parceria IHRU / CMLoures)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login