Casa da Quinta da Rua dos Arcos

IPA.00029765
Portugal, Lisboa, Loures, União das freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal
 
Arquitectura agrícola, setecentista. Quinta de produção composta pela casa principal e anexo agrícola.
Número IPA Antigo: PT031107140168
 
Registo visualizado 1524 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Conjunto edificado, composto por casa principal e edifício de apoio, ambos em alvenaria de pedra, rebocada e parcialmente pintada. CASA principal de planta rectangular simples e regular, de volume único e cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beirado, assente numa cornija em aparelho de tijolo rebocado e pintado. A fachada principal está virada a O. e é rebocada e pintada a branco. Possui quatro janelas no piso superior, emoldurados a cantaria de calcário, e a marcação de um cunhal no ângulo SO.. O piso inferior possui duas portas e um terceiro vão correspondente a uma pequena janela, sendo uma das portas e a janela emolduradas a cantaria de calcário. Na fachada S. existe uma escada de acesso ao piso superior, de arranque paralelo à fachada O.. O piso principal, por onde se acede à habitação, é composto por uma porta e duas janelas emolduradas a cantaria de calcário e ainda pelo ressalto de uma chaminé. EDIFÍCIO DE APOIO de planta rectangular simples e cobertura homogénea em telhado de uma água, evoluindo num único piso, rasgado por porta e uma janela na fachada virada à Rua dos Arcos. A articulação entre os dois volumes é feita por meio de portal em alvenaria de pedra com molduras em calcário no vão e na grande cornija recta coroada por edícula em nicho, ladeada por duas aletas que se articulam no fecho por duas volutas. INTERIOR não observado.

Acessos

Rua dos Arcos, n.º 14. WGS84 (graus decimais) lat.: 38.853269, long.:-9.14112

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano e rural, situado no aglomerado de Santo Antão do Tojal. Casa principal implantada paralelamente à Rua dos Arcos e edifício de apoio implantado perpendicularmente à mesma via. A Rua dos Arcos define-se por um caminho rústico que articula o núcleo originário de Santo Antão do Tojal com a antiga Estrada Real, hoje EN 115. Este caminho acompanha em toda a sua extensão o traçado do aqueduto setecentista (v. PT031107140006). A O. da casa, localizam-se parcelas rústicas não construídas e, a S., foram construídas duas moradias na segunda metade do séc. 20. A E., existem vestígios do pequeno jardim da quinta.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção do edifício; 2001, 08 Outubro - o imóvel surge incluído no levantamento do património cultural construído do Concelho de Loures de 1988, anexo ao regulamento do PDM de Loures, RCM149/2001, DR 233 1.ª Série-B, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra com ocorrência pontual de tijolo aparelhado na cimalha; modinaturas em cantaria de calcário; cobertura em telha marselha; caixilharias de portas e janelas em madeira e alumínio; vidro simples.

Bibliografia

Câmara Municipal de Loures, Património Cultural Construído, Loures, Câmara Municipal de Loures, 1988.

Documentação Gráfica

ada a assinalar

Documentação Fotográfica

CMLoures: arquivo Divisão de Planeamento Urbanístico

Documentação Administrativa

ada a assinalar

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, segunda metade - conservação do edifício.

Observações

Autor e Data

Fernanda Ferreira, Frederico Pinto, Manuel Villavarde (CMLoures) 2010 (no âmbito da parceria IHRU / CMLoures)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login