Câmara Municipal de São João da Madeira / Paços da Cultura

IPA.00029879
Portugal, Aveiro, São João da Madeira, São João da Madeira
 
Arquitectura residencial, séc. 20. Edifício de planta rectangular simples, evoluindo em quatro pisos, divididos por frisos de cantaria, com fachadas marcadas por cunhais, e marcado embasamento, rasgadas por vãos de vários perfis, em arco abatido, em verga recta, em volta perfeita, de peitoril, com modinaturas em cantaria. Ao centro, o acesso, por portal longilíneo, arco pleno e bandeira, que acede a amplo vestíbulo com cobertura em tecto plano, de onde evoluem as escadas de acesso ao piso inferior e aos pisos superiores.
Número IPA Antigo: PT010116010028
 
Registo visualizado 510 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, apresentando corpo recente adossado à fachada posterior, de volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. O edifício evolui em quatro pisos, com as fachadas pintadas a azul celeste, com embasamento de granito, e cunhais em cantaria de granito, e rematadas em cornija. Fachada principal virada a S., com os pisos divididos por frisos de cantaria. O piso inferior é rasgado por quatro janelas de peitoril em arco abatido; ao centro, a porta de acesso ao imóvel, de volta perfeita e moldura simples com fecho saliente. No segundo piso, surgem cinco janelas, três de peitoril e duas de sacada, com molduras de verga abatida em cantaria. No terceiro piso, surge, três janelas de sacada, com bacia em cantaria, com guarda vazada, em ferro fundido, pintado de cinzento, formando motivos fitomórficos; para esta, abre-se uma porta janela de arco de volta perfeita, com moldura de cantaria e fecho saliente e remate em cornija. Encontra-se ladeada por duas janelas de peitoril, com guarda vazada, em ferro fundido, pintado de cinzento, formando motivos fitomórficos, com moldura de cantaria e perfil e remate semelhantes à anterior. Fachada lateral esquerda, virada a , com os pisos dividido de forma semelhante à fachada principal, tendo, no inferior, porta e quatro janelas de peitoril em arco abatido. No segundo piso, janela de sacada com bacia de cantaria e guarda de ferro fundido pintado de cinzento, formando motivos fitomórficos, para onde abre porta-janela com moldura de cantaria e rematada em cornija; encontra-se ladeada por duas janelas de peitoril, emolduradas a cantaria, de verga abatida e com remate em cornija. Fachada lateral direita, virada a , parcialmente adossada ao novo corpo, é rasgada por três janelas de peitoril no piso térreo, de verga recta com moldura de cantaria simples e encimada por três janelas semelhantes, de maior dimensão, com guarda vazada de ferro forjado pintado a cinzento, com motivos fitomórficos. No lado direito, corpo adossado, pintado de branco, rasgado por janela rectilínea, sem moldura. Fachada posterior, rasgada de forma irregular por janelas rectilíneas, no lado direito, por porta e janela de peitoril, e o lado esquerdo, correspondendo ao corpo novo, pintado de branco, onde se abre porta e janela sem moldura. INTERIOR composto por amplo vestíbulo, onde se dispõe a recepção, o café-concerto e o espaço internet, com paredes pintadas a branco, pavimentos em madeira e mosaico cerâmico, rasgadas por vãos de verga recta, e escadas de tiro de acesso ao piso inferior, onde se instala o auditório com capacidade para 200 lugares e o Arquivo Histórico da Cidade, e aos pisos superiores onde se instalou a galeria de exposições e sala de formação, estando o último piso reservado à sala da memória.

Acessos

Rua 11 de Outubro. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,900299, long.: -8,491985

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Fronteiro à fachada principal, ergue-se o edifício dos Correios (v. PT010116010020), na proximidade, a Capela de Santo António (PT010116010027) e o Monumento aos Mortos da Grande Guerra (v. PT010116010026).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: edifício multiusos

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20, início - época provável da construção do imóvel para residência; 1937 - inauguração do edifício da Câmara Municipal de São João da Madeira; 1993 - a Câmara Municipal transfere as suas instalações para um edifício novo, construido de raiz; 2005, 21 Maio - inauguração do edifício como Paços da Cultura.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito e betão, rebocado e pintado; modinaturas, frisos, cornijas, embasamento, platibanda, urnas, escadas em cantaria de granito; porta e caixilharia das janelas em alumínio lacado; pavimentos em madeira e mosaico cerâmico; vidros simples; guardas em ferro fundido; cobertura em telha.

Bibliografia

FERNANDES, M. Antonino, S. João da Madeira: Cidade do Trabalho, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de São João da Madeira: 2005 - obras de beneficiação e adaptação às novas funções.

Observações

edifício dos Paços da Cultura dispõe de vários espaços com funções diferentes, Ao nível do piso térreo possui um auditório com cerca de 250 lugares, um café-concerto, um espaço dedicado à Internet e uma zona reservada para eventos ao ar livre. O primeiro piso está ocupado por galerias de exposições, e o piso superior contempla o Arquivo Histórico da Cidade.

Autor e Data

Sónia Basto 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login