Igreja Paroquial de Nozelos / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00030081
Portugal, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Arcas
 
Arquitectura religiosa, quinhentista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta, com fachada principal terminada em empena truncada por dupla sineira e rasgada por portal em arco de volta perfeita.
Número IPA Antigo: PT010405030150
 
Registo visualizado 667 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Fachada principal virada a SO., rebocada e pintada de branco e com faixa cinzenta, terminada em empena truncada por dupla sineira, com vãos em arco de volta perfeita sobre pilares, rematada em empena, coroada por cruz latina. É rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas, sobre os pés direitos e com chanfro, sobreposto por três mísulas de sustentação de antigo alpendre.

Acessos

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no exterior da povoação, inserido em adro sobrelevado à estrada de acesso à mesma. É envolvida por campos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - época provável da construção; 1706 - segundo o Padre Carvalho da Costa é uma do padroado da Casa de Bragança, que rende 350$000; a povoação tem 17 vizinhos; 1755, 1 Novembro - não sofreu dano com o terramoto; 1758, 10 Maio - segundo o cura Francisco Alves nas Memórias Paroquiais, a freguesia pertencia à Casa de Bragança, bispado de Miranda do Douro e comarca de Bragança; tinha 12 vizinhos e 50 pessoas; a paróquia está fora do lugar e num local mais alto, não tendo igrejas anexas; a igreja, com orago de nossa Senhora da Assunção e uma nave, tem três altares, a saber o altar-mor com invocação do orago, o do Evangelho dedicado a Santo Estêvão e a São Sebastião e o da Epístola a Nossa Senhora do Rosário; tinha uma irmandade de Nossa Senhora do Rosário; o pároco é cura anual que apresenta o abade desta mesma igreja, que é cabeça do benefício, o qual reside em Vilarinho de Agrochão; tinha de rendimento 20$000 ou 30$000.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, As Freguesias do Distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga, 2007; COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza..., Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1706, tomo I.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login