Igreja Paroquial de Tabuadelo / Igreja Velha de São Cipriano de Tabuadelo

IPA.00000301
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Tabuadelo e São Faustino
 
Arquitectura religiosa, românica e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, com uma só nave e capela-mor, com sacristia adossada. Fachada principal em empena truncada por sineira, rasgada por portal em arco pleno. Fachadas laterais da capela-mor rematadas por cachorrada. Porta travessa com impostas destacadas. Interior com pavimento em taburnos, com pia baptismal românica e capela-mor remodelada possivelmente no início do séc. 18, com cobertura em tecto de masseira de madeira e retábulo de talha ainda com estrutura maneirista, mas com elementos decorativos já típicos do barroco nacional. A igreja apresenta semelhanças com a já desaparecida Igreja de Santa Eulália de Pentieiros. A fachada lateral conserva ainda um portal primitivo, possivelmente ainda da construção do séc. 10. O retábulo apesar do avançado estado de degradação apresenta qualidade plástica quer a nível decorativo quer nas pinturas da tabela do remate.
Número IPA Antigo: PT010308690049
 
Registo visualizado 1131 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, rectangulares, em eixo, e sacristia, também rectangular, adossada lateralmente a S., à nave e capela-mor. Volumes escalonados de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados uma água na sacristia e duas águas na nave e capela-mor. Fachadas em alvenaria de granito em fiadas de aparelho pseudo-isódomo. Fachada principal orientada, em empena truncada por sineira com ventana em arco pleno, rematada por cornija quebrada, com cruz latina no vértice, de secção quadrangular. Portal principal em arco pleno, com aduelas largas e curtas. Fachadas laterais rematadas por duplo beira, na nave, e cornija sobre cachorrada, na capela-mor. São rasgadas por janelão rectangular, em capialço, na nave, e pequena janela rectangular, na capela-mor. A fachada lateral S. possui porta com impostas destacadas, na nave, e sacristia com porta de verga recta, no pano voltado a O., e pequena janela rectangular, confrontante. Fachada posterior em empena, rasgada por fresta. INTERIOR rebocado e caiado, com largo rodapé pintado de preto. A nave, com tecto em telha vã e pavimento em taburnos de madeira com guias de granito, é iluminada por dois janelões confrontantes. Porta principal ladeada por pia baptismal, com taça monolítica, circular, no lado do Evangelho, e no oposto pia de água benta, circular, fragmentada. Do lado do Evangelho, ainda é visível o local onde se encontrava o púlpito, assim como o recorte das escadas. No lado da Epístola, porta travessa ladeada por pia de água benta, circular. Arco triunfal pleno, ladeado por vãos com arco pleno parcialmente oculto. Capela-mor com porta do lado da Epístola, de comunicação com a sacristia. Tecto em masseira de madeira e pavimento também de madeira. Parede testeira com retábulo-mor de talha policroma, a branco, vermelho, azul e dourado. Planta recta, com três eixos, com remate em entablamento e tabela rectangular, com duas tábuas com imagens de Santas pintadas, circunscrita por aletas estilizadas. Nicho central em arco pleno, ladeado por outros dois rectangulares com porta, que seria envidraçada. Banco com decoração volutada e de querubins.

Acessos

Tabuadelo, Rua Amando Alves Cardoso; EM 1611, desvio para Casal de São José, Lugar da Igreja Velha.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 45/93 DR, I Série-B, nº280 de 30 de novembro de 1993

Enquadramento

Rural, isolado, sobrelevado num socalco, no interior de propriedade agrícola, que pertencia ao Paçal, conhecida como Quinta da Igreja. É rodeado por campos agrícolas, casa e de edifícios de apoio à lavoura, nomeadamente uma eira e sequeiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 10 (conjectural) / 14 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

968 - Arias, abade do mosteiro de Mumadona, deu "a vila de Tabuadelo e a sua igreja" ao conde Gonçalo Mendes, por este haver defendido o Castelo de São Mamede; 1083, 2 Abril - Mendo Folienz doou ao mosteiro de Mumadona a "vila de Tabuadelo com a igreja de São Cipriano"; séc. 14 - provável reedificação do templo de que resta a capela-mor e o portal principal ; séc. 16 - António Vaz, pintor vimaranense, pintou um quadro em madeira com a imagem de São Gregório Magno, que pertenceu à Igreja velha de Tabuadelo *1; 1726 - referência à Igreja de "São Cipriano de Tabuadelo anexa á Igreja de São Faustino de Vizela"; não tinha sacrário, nem sepulturas com letreiros nem capelas filiais e era seu Cura o Padre Pedro de Crasto; séc. 18, início - colocação do retábulo; intervenção na estrutura; 1962, 21 Novembro - a Fábrica da Igreja de Tabuadelo vendeu ao Engenheiro José Pacheco de Miranda, proprietário da Quinta da Igreja, o templo depois deste ter deixado a função de igreja paroquial em virtude da construção da igreja nova; séc. 20, segunda metade - os retábulos que integravam os vãos junto arco triunfal foram apeados e vendidos, sendo as imagens de São Sebastião e de Nossa Senhora do Carmo retiradas para a nova igreja paroquial; 1979, 23 Março - é publicado no Jornal de Guimarães um artigo chamando a atenção para o abandono e degradação do templo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, pias de água benta, pia baptismal e molduras dos taburnos, de granito; portas, janelas, taburnos, tecto da capela-mor e retábulo-mor, de madeira; cobertura exterior de telha de canudo; grades das janelas, de ferro.

Bibliografia

PINA, Rui, O Românico no Concelho de Guimarães. Igrejas de S. Cipriano de Taboadelo e Santa Eulália de Pentieiros, in Revista de Guimarães, vol. 38, GUIMARÃES, 1928, pp. 153 - 162; ALVES, José Maria Gomes, A Igreja Velha de S. Cipriano de Taboadelo, in Património Artístico e Cultural de Guimarães, vol. 1, Guimarães, 1981, pp. 89 - 92; CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra, Memórias Ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho no ano de 1726, vol. 1, Ponte de Lima, 1992, p. 195; Vv.Aa., Guimarães, nas Raízes da Identidade..., Paços de Ferreira, 1999, p. 163.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID; IPPAR 79 / 3 (18)

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID; IPPAR 79 / 3 (18)

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O quadro de São Gregório Magno, pintado por António Vaz, faz parte do espólio do Museu Alberto Sampaio, de Guimarães.

Autor e Data

Isabel Sereno 1993 / António Dinis 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login