Troços de Calçada Romana / Troços de calçada Medieval

IPA.00003075
Portugal, Guarda, Almeida, União das freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela
 
Ponte romana, remodelada na época medieval. Pavimentação: blocos graníticos irregulares alinhados lateralmente e assentes sobre o solo rochoso.
Número IPA Antigo: PT020902080037
 
Registo visualizado 837 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Via    

Descrição

Apresenta uma extensão descontínua. Adapta-se a uma pendente acentuada, com um desnível superior a 100 metros, descrevendo numerosas inflexões, pontuadas por pequenos troços mais rectilíneos. A pavimentação, muito fragmentada, é composta por blocos de pedra assentes directamente sobre o solo, aproveitando por vezes o afloramento granítico natural, mais ou menos desgastado. Os blocos que constituem o pavimento mostram uma configuração e disposição bastante irregular, embora seja detectável a tendência para um alinhamento lateral mais organizado. Quase a meio do trajecto observa-se lateralmente um rochedo epigrafado, onde se identificam treze cruzes e uma inscrição datada *1.

Acessos

Caminho a SE. da Porta da Vila

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Aldeia de Castelo Mendo (v. PT020902080007)

Enquadramento

Peri-urbano e rural. Situada extramuros, inicia o seu percurso a partir das proximidades da Porta da Vila (v. PT020902080005), no lado oposto ao cemitério, junto à Alminha (v. PT020902080021). Contorna em parte o cabeço do Castelo, descendo até às poldras do Ribeiro dos Cadelos, o que permitia o acesso ao Rio Côa e ao sítio do Porto de São Miguel, já na margem oposta. Encontra-se delimitada pelos muros dos prédios rústicos, cruzando com diversos caminhos vicinais e com a ligação à Porta do Sol.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: via

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época romana / Séc. 13 / 14 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época romana - hipotética construção ou organização da via, considerando a ligação ao Porto de São Miguel, local situado na margem do Rio Côa, onde foi identificado um povoado deste período; séc. 13 - 14 - provável reconstrução ou pavimentação da calçada, tendo em conta a cronologia da vila e recinto fortificado; 1728 (?) - data epigrafada num rochedo que pontua o percurso, mas de difícil interpretação.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito.

Bibliografia

SILVA, José Antunes e FERNANDES, José Manuel, Castelo Mendo, Estudo de Recuperação Urbana e Arquitectónica, Lisboa, 1979; TELES, Carlos Alberto Chorão e TELES, João Alberto dos Santos, Levantamento Toponímico e Arqueológico do Concelho de Almeida (Trabalho realizado na Licenciatura em História - Arqueologia da Faculdade de Letras de Coimbra), Coimbra, 1981; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, Três Jóias Esquecidas, Marialva, Linhares e Castelo Mendo, Castelo Branco, 1993; CARVALHO, Amorim de, Castelo Mendo, um Conjunto Histórico a Preservar, Braga, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - a inscrição apresenta-se quase ilegível, devido ao facto de se encontrar coberta por líquenes; por esse motivo o desenho anexo à ficha constitui apenas uma aproximação possível; a tradição oral explica a presença de cruzes nos rochedos como antiga indicação dos troços cuja conservação ficava a cargo da vila; porém, esta hipótese é dubitável, já que nas imediações existem outras pedras com cruzes insculpidas e porque estes sinais se encontram circunscritos apenas a um dos trechos do caminho (SILVA, José Antunes e FERNANDES, 1979); reforçando esta dúvida, acresce a data tardia fixada na inscrição, que poderá ser interpretada apenas como marco funerário. *2 - pontualmente destruída, a calçada encontra-se por vezes quase coberta por vegetação espontânea e por pequenas pedras arrastadas pela escorrência das águas.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login