Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

IPA.00030882
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alvalade
 
Arquitectura educativa, do séc. 20. Complexo pavilhonado composto por vários corpos da Faculdade de Ciências e dos seus vários departamentos, implantados num vasto espaço da Cidade Universitária, com um núcleo central, de volumes articulados, rodeado de uma série de edifícios isolados. Possuem plantas rectangulares, com coberturas planas, praticáveis ou não praticáveis.
Número IPA Antigo: PT031106091710
 
Registo visualizado 2712 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Faculdade    

Descrição

Complexo pavilhonado, composto por oito edifícios, designados de C1 a C8. alguns deles articulados por corredores externos, e por mais pavilhões a N., onde estão instalados o Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB), o Instituto de Oceanografia da Universidade de Lisboa e o Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT). No lado SE. do complexo surge um núcleo formado por cinco pavilhões de planta rectangular irregular e ligados por corredores exteriores, com coberturas planas, tendo, nos extremos, escadas de ligação entre os vários pisos que os compõem. A N. destes, o Pavilhão C8 *2, composto por vários blocos compactos e unidos pela cobertura plana, evoluindo em seis pisos, desenvolvendo-se estruturalmente em torno de um pátio interior. As fachadas são rasgadas, pontualmente, por janelas rectilíneas e ritmadas por elementos em betão armado. No INTERIOR, dispõem-se salas de aula e anfiteatros, diversos gabinetes e laboratórios especializados de todos os departamentos, bem como duas bibliotecas específicas (Biblioteca do Departamento de Química e Bioquímica e Departamento de Física no piso 1, e Biblioteca da Secção de Engenharia Geográfica do Departamento de Matemática no piso 2). No lado SE., evolui o edifício C6, de planta rectangular irregular, desenvolvendo-se em torno de dois pátios internos, com cobertura plana não praticável. Está rebocado e pintado de branco, rasgado uniformemente por janelas rectilíneas e por amplos vãos rectilíneos de acesso aos pátios internos. No lado direito do edifício, evolui uma alameda, pavimentada a pedra e gravilha, pontuada por árvores, possuindo um amplo tanque de betão e bancos de jardim.

Acessos

Campo Grande

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (v. IPA.00014262)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado numa zona de ligeiro declive, no lado N. da Cidade Universitária de Lisboa (v. PT031106090726), Está entre os edifícios da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (v. PT031106090710), o edifício dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo (v. PT031106090714), o Museu da Cidade de Lisboa (v. PT031106090049), a Junta de Freguesia do Campo Grande e o Hipódromo do Campo Grande. Ocupa uma ampla zona, com acesso directo através da Alameda da Universidade e do Campo Grande. Os edifícios estão rodeados por parques de estacionamento. Em frente do edifício C8, do lado E., um monumento escultórico de homenagem a José Pinto Peixoto (1922-1996), um cientista que muito contribuiu no campo da geofísica e da meteorologia, particularmente para o conhecimento geral da circulação da atmosfera. É considerado "o maior especialista mundial do ciclo hidrológico global", como o afirma uma inscrição na pedra que suporta a estátua, proferida e apoiada por professores estrangeiros. Trata-se de uma peça algo rígida e académica, não muito característica da capacidade inventiva do artista mas evidenciando, numa idade já avançada, a sua mestria e os valores e ensinamentos recebidos na Escola de Belas Artes, com Leopoldo de Almeida. Uma estátua apegada à fisionomia do retratado, que além do traje académico e da medalha, segura um livro e uma caneta nas mãos. Foi colocada sobre um plinto rochoso que inclui a epígrafe 'Professor Doutor José Pinto Peixoto | 1922-1996 | Investigador Humanista', seguida de uma citação do próprio, ilustrativa do seu espírito: "A Ciência é uma das faces da grande aventura intelectual do Homem" *1.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: faculdade / instituto superior

Utilização Actual

Educativa: faculdade / instituto superior

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTOS: Francisco Freire (1997-2002); Gonçalo Byrne (1993-1999); José Simões Neves (1997-2002); Sousa Ribeiro (séc. 20); Vítor Manuel de Almeida Figueiredo (1997). CONSTRUTOR: Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, S.A. (2002-2003). ESCULTOR: José Laranjeira Santos (2003).

Cronologia

1911, 19 Abril - criação da Faculdade de Ciências que se instala no edifício da rua da Escola Politécnica; séc. 20, década 80 - construção do complexo dos edifícios articulados pelo arquitecto Sousa Ribeiro; 1985 - instalação da Faculdade de Ciências no local; 1993 - 1999 - construção do edifício C8 conforme projecto do arquitecto Gonçalo Byrne; 1997, Dezembro - projecto do edifício C6 do complexo, pelo Gabinete de Arquitectura, Lda., com projecto coordenado por José Simões Neves e Francisco Freire, com a colaboração de Vítor Manuel de Almeida Figueiredo, Ana Vicente, Alberto Vinagre, Paulo Barreto, Pedro Abreu e João Pernão; feitura do projecto do arranjo exterior, com abate de árvores, desmatação, feitura dos caminhos e de um tanque de betão e bebedouros em mármore; 2000 - o edifício C8 é galardoado com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura; 2002, Agosto - projecto de equipamento e construção dos laboratórios e anfiteatros do edifício C6, da autoria de José Simões Neves; Outubro - feitura do caderno de encargos para a construção do edifício C6 e construção do mesmo, pela empresa Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, S.A.; 2003 - feitura do monumento escultórico em homenagem de José Pinto Peixoto, fronteiro ao edifício C8, feita pelo escultor José Laranjeira Santos; Janeiro - concurso público e construção dos laboratórios e anfiteatros do Departamento de Geologia, no edifício C6.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

EDIFÍCIO C6: estrutura em betão e alvenaria de tijolo simples ou duplo, rebocado e pintado; pavimentos em cantaria de calcário, linóleo, mosaico hidráulico e betonilha; lambris em MDF; corrimão e guardas metálicas; caixilharias de madeira e de aço perfilado; bebedouros em mármore de Estremoz; pavimento exterior e saibro, com calçada de cubos de vidraça; tanque em betão. EDIFÍCIO C8: estrutura em betão.

Bibliografia

ANGELILLO, A., "Edifício C8 da Faculdade de Ciências de Lisboa", Gonçalo Byrne. Obras e Projectos, Lisboa, Editora Blau, 1998, pp. 126-129; SILVA, A. P. da (coord.), Lisboa: Prémios Valmor, Câmara Municipal de Lisboa - Pelouro de Licenciamento Urbanístico e Reabilitação Urbana, 2004; http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Ci%C3%AAncias_da_Universidade_de_Lisboa, 12 Abril 2011.

Documentação Gráfica

IHRU: SIPA, Arquivo Pessoal do Arquitecto Vítor Manuel de Almeida Figueiredo (cx. 61 e 62)

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA, Arquivo Pessoal do Arquitecto Vítor Manuel de Almeida Figueiredo

Documentação Administrativa

IHRU: SIPA, Arquivo Pessoal do Arquitecto Vítor Manuel de Almeida Figueiredo (cx. 61 e 62)

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2011 - arranjo exterior do edifício C3.

Observações

EM ESTUDO *1 - esta escultura tem correspondência à ficha de inventário da Universidade de Lisboa (UL): Estátua de Pinto Peixoto - UL_FC_OBJ001. *2 - este bloco tem correspondência à ficha de inventário da Universidade de Lisboa (UL): Edifício C8 - UL_FC_IM001.

Autor e Data

Ana Pascoal, Catarina Teixeira (Universidade de Lisboa - UL) e Paula Figueiredo (IHRU) 2011 (no âmbito da parceria IHRU / UL)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login