Cantina da Universidade de Lisboa / Cantina Nova

IPA.00030911
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alvalade
 
Arquitectura comercial, do séc. 20. Cantina universitária de planta rectangular irregular, formada por vários volumes escalonados e com panos reentrantes, permitindo uma melhor iluminação interior. É composta por uma ampla sala de refeições, iluminada por janelões rectilíneos e por luz zenital, tendo a cozinha e a zona de fornecimento das refeições no lado esquerdo, após um pequeno vestíbulo de acesso.
Número IPA Antigo: PT031106091712
 
Registo visualizado 2139 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Estabelecimento de restauração comparticipada  Cantina  

Descrição

Planta rectangular irregular, formada por vários corpos escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas, que, na zona da sala da cantina é interrompida por pontos de entrada de luz, e em terraço praticável na maior parte da estrutura. As fachadas estão parcialmente rebocadas e pintadas de branco, possuindo, a marcar o espaço principal (a sala de refeições), revestimento a cantaria de calcário no registo inferior e pequenos tijolos cinzentos, formando decoração geométrica, no superior, que alternam com amplos janelões envidraçados. Os pisos são definidos pelos elementos estruturais, as vigas, que se projectam exteriormente, permitindo proteger os paramentos das fachadas e, sobre o acesso principal, criar uma pequena pala de protecção. As fachadas, com a principal virada a S., são rasgadas por vãos rectilíneos, com caixilharias de alumínio e vidro simples. INTERIOR com vestíbulo e porta no lado esquerdo de acesso à sala de refeições, antecedida por um corredor, escassamente iluminado por pequenas frestas.

Acessos

Avenida das Forças Armadas.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado no extremo S. da Cidade Universitária de Lisboa (v. PT031106090726), numa zona de forte declive. A fachada principal abre para a Avenida das Forças Armadas e o edifício está envolvido por um passeio público pavimentado a calçada. No lado esquerdo, situa-se um dos primeiros pavilhões executados para a Faculdade de Farmácia (v. PT031106091713) e, no lado direito, um dos acessos ao Edifício II do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e Edifício do Instituto de Ciências Sociais (ICS) (v. PT031106091714). Antecede a Cantina um pequeno espaço pavimentado a calçada, que liga às escadas e rampa de acesso ao interior do edifício.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: cantina

Utilização Actual

Comercial: cantina

Propriedade

Pública: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20, década de 70 - construção do edifício, destinado a cantina da Universidade de Lisboa, em terrenos da antiga Quinta da Torrinha.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomos.

Materiais

Estrutura em alvenaria e lajes de betão; revestimento a cantaria de calcário; escadas e socos em cantaria de calcário.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

HRU: DGEMN/DSCSV-001-0185/1176

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Figueiredo 2011 (no âmbito da parceria IHRU / UL)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login