Fonte de São Bartolomeu

IPA.00030980
Portugal, Porto, Baião, União das freguesias de Campelo e Ovil
 
Arquitectura infraestrutural, oitocentista. Chafariz de espaldar, de planta rectangular de perfil curvo, revestido a azulejos de padrão e azulejos figurativos na face principal, rematado ao centro por uma concha enorme, assente sobre base quadrangular com relógio de granito na face principal. Apresenta duas bicas laterais que vertem para tanques quadrangulares, encimados por réguas de ferro para suporte de vasilhame.
Número IPA Antigo: PT011302020056
 
Registo visualizado 1086 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Chafariz com espaldar de corpo rectangular e perfil curvo, em cantaria de granito revestida com azulejos na face principal, enquadrado por floreiras e dois lanços de escadas também em granito, de acesso ao jardim. No espaldar, ao centro apresenta painel de azulejos figurativos representando Egas Moniz perante o Rei de Leão com a sua família, surgindo no canto inferior esquerdo inscrição: "EGAS MONIZ SENHOR DE BAIÃO". Ladeiam o painel, duas bicas, uma de cada lado, inseridas em fragmento de granito estriado, que vertem para dois tanques quadrangulares, encimados por réguas de ferro para suporte de vasilhame. O espaço entre os tanques é ocupado por banco corrido de cantaria, encostado ao espaldar e assente sobre chapins também de cantaria. Remata o espaldar uma enorme vieira assente sobre base quadrangular com relógio, com numeração romana, na face principal. O tardoz do espaldar, em fiadas de granito irregular, apresenta placa de bronze onde se lê: LARDIM MUNICIPAL DE S. BARTOLOMEU CONSTRUIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DO CONCELHO DE BAIÃO COM A COLABORAÇÃO DA COMISSÃO REGIONAL DE TURISMO DA SERRA DO MARÃO E INAUGURADO NO DIA 22 DE AGOSTO DE 1964 PELO EXMO. SENHOR GOVERNADOR CIVIL DO PORTO, DR. JORGE DA FONSECA JORGE. No canteiro junto ao passeio, surge planta de granito, almofadada com a inscrição CÂMARA MUNICIPAL 1877, gravada.

Acessos

Rua de Camões

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, à face da rua, em recinto adaptado ao declive do terreno, pavimentado com lajes de granito, delimitado por floreiras e passeio público a E. e pelo Jardim Municipal de São Bartolomeu que se desenvolve a O. a uma cota superior, acedido por dois lanços de escadas que enquadram o espaldar do chafariz. Próximo do chafariz encontra-se o Padrão Comemorativo (v. PT011302020057) e a Fonte na Rua António Ferreira Cabral Pais do Amaral (v. PT011302020058).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1877 - Data gravada numa placa de granito, correspondendo provávelmente à inauguração; 1964, 22 de Agosto - inauguração do Jardim de São Bartolomeu.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura, pavimento, tanques, banco, escadas, e outros elementos decorativos em cantaria de granito; bicas e réguas de ferro; placa existente no tardoz do espaldar em bronze; painéis de revestimento em azulejo de padrão e figurativos.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

M ESTUDO.

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login