Palacete da Quinta do Relógio / Quinta de Monte Cristo

IPA.00003115
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Palacete construído no séc. 19, em estilo revivalista neo-árabe, de planta rectangular, simétrica, composta por corpo central ameado, mais elevado, com galilé, ladeado por dois corpos com cobertura em terraço. Programa decorativo neoárabe, com vãos em arco de ferradura, frisos, inscrições árabes e decorações de riscas rosadas, procurando emitar tijolo. É dos primeiros exemplos de edifícios neoárabes em Portugal.
Número IPA Antigo: PT031111110078
 
Registo visualizado 1938 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Casa integrada numa Quinta mais ampla (v. PT0311111110134), de planta rectangular, simétrica, composta por corpo central mais estreito, ladeado por dois corpos mais alongados. Volumetria de dominante horizontal, com corpo central mais elevado do que os laterais. Cobertura em telhados de quatro águas, no corpo central e em terraço, nos laterais. Fachadas rebocadas e pintadas e branco com decoração de riscas transversais rosadas a delimitar os vãos e a marcar os cunhais e a galilé do corpo central. Edifício de um e dois pisos, rematado por cornija encimada por gradeamento de ferro entre pináculos nos corpos laterais e merlões, no central. Embasamento de cantaria, com corpo central em ressalto. Fachadas ritmadas por janelas de sacada em arco de ferradura. Fachada principal rasgada por galilé, precedida por dois degraus, com arcaria em ferradura assentes em colunas de fuste liso com capitéis decorados por flores. No interior da galilé a encimar as portas de acesso principal, legendas árabes e óculos circulares de moldura polilobada.

Acessos

Largo da Quinta do Relógio, n.º 1-2; Alameda de Almeida Garrett; Caminho dos Castanheiros. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,796338, long.: -9,395293

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1.º série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997 / Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Rural, destacado, isolado, junto à Quinta da Regaleira (v. PT031111110077). Possui jardim murado e gradeado, com duas aurocárias centenárias a ladear o terreiro junto à fachada principal, e ao centro fonte de tanque circular, com duas taças circulares sobrepostas. Na parte exterior do gradeamento existe uma sobreira secular, conhecida por sobreira dos fetos, devido ao seu tronco estar coberto por estes. Os jardins da quinta possuem luxuriante vegetação exótica, combinada com espécies, tais como magnólias, camélias, buxos, fetos e fúcsias, organizadas em torno de lago central coberto de nenúfares.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: letras brancas sobre fundo azul, divisa dos reis de Granada, "Deus é o único vencedor".

Utilização Inicial

Residencial: palacete

Utilização Actual

Residencial: palacete

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: António Manuel da Fonseca Júnior (séc. 19).

Cronologia

Séc. 19 - a propriedade pertencia ao Padre Jerónimo; 1829 - gravura de Schiopetta representando o primitivo palácio; 1851 - a propriedade pertencia ao 16º Conde de Redondo e Vedor da Casa Real, D. Luís Gonzaga de Sousa Coutinho Castelo Branco e Meneses, filho do anterior proprietário o 2.º Marquês de Borba e 15.º Conde de Redondo, D. Fernando Maria de Sousa Coutinho Castelo Branco e Meneses; 1863 - morre o 16.º Conde de Redondo; séc. 19, anos 60 - construção do palacete, por ordem de Manuel Pinto da Fonseca, conhecido como o Monte Cristo, na quinta que anteriormente pertencera a B. H. Metznar *1, conforme projecto de António Manuel da Fonseca Júnior; 1886, 22 de Maio - o futuro rei D. Carlos e a futura rainha D. Amélia de Orleães passam a lua-de-mel no palacete da Quinta do Relógio; séc. 20, início - a quinta é propriedade de António Pinto da Fonseca, passando, depois da sua morte para a sua viúva, Capitolina Vianna Pinto da Fonseca.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura de alvenaria mista; elementos decorativos em cantaria de calcário; reboco pintado; guardas dos terraços em ferro forjado; madeira nas portas e janelas; estuque; cobertura do corpo central em telha cerâmica.

Bibliografia

BARBOSA, Inácio Vilhena, Fragmentos de um Roteiro de Lisboa (Inédito), in Archivo Pittoresco, Vol. 7, Lisboa, 1864; JUROMENHA, Visconde de, Cintra Pinturesca, Lisboa, 1905 (1ª edição 1838); PROENÇA, Raul, (dir. de), Guia de Portugal, Vol. I, Lisboa, 1924; ALEXANDER, Boyd, The Journal of William Beckford in Portugal and Spain, Londres, 1954; SANTOS, Eusébio dos, Guia de Sintra, Colares e Arredores, Lisboa, s.d.; FRANÇA, José-Augusto, A Arte em portugal no Século XIX, Vol. I, Lisboa, 1966; AZEVEDO, José Alfredo da Costa, Velharias de Sintra, Vol. I, Sintra, 1980; COSTA, Francisco, Beckford em Sintra no Verão de 1787. História da Quinta e Palácio do Ramalhão, Sintra, 19982; PEREIRA, Arturo e OUTROS, Sintra e Suas Quintas, 1983; AAVV, História da Arte em Portugal, Vol. 10, Lisboa, 1986; STOOP, Anne de, Quintas e Palácios nos Arredores de Lisboa, Porto, 1986; SILVA, José Cornélio da, LUCKHURST, Gerald, Sintra. A Paisagem e Suas Quintas, Lisboa, 1989; RIBEIRO, José Cardim (coord.), Sintra, Património da Humanidade, Sintra, Câmara Municipal de Sintra, 1996; AZEVEDO, José Alfredo da Costa, A Quinta do Relógio, in Obras de José Alfredo da Costa Azevedo, vol. II - Recantos e Espaços, Sintra, Câmara Municipal de Sintra, 1997, pp. 275-282.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2005, Setembro - encontra-se em obras.

Observações

*1 - B. H. Metznar teria mandado construir uma casa com uma torre ostentando o relógio, que se encontra na origem da designação da propriedade. Thomas Horn terá edificado, naquele local, uma outra casa, virada para a rua.

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1998 / Joaquim Gonçalves 2003

Actualização

Helena Rodrigues 2005
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login