Edifício na Rua das Janelas Verdes, n.º 70 a 78

IPA.00003149
Portugal, Lisboa, Lisboa, Estrela
 
Edifício de linhas rectas, sóbrias, mas de certa forma esta sobriedade é quebrada pelo movimento que o posicionamento das varandas lhe imprime, bem como o ritmo das suas portas e janelas. Este ritmo é reforçado pelosregistos horizontais e verticais de azulejos de formas em relevo, e um suave brilho metálico de nítida influência Arte Nova (unico elemento deste estilo nesta fachada). Os registos de azulejos horizontais têm como motivo formas geométricas repetitivas, destacando-se pequenos lírios estilizados. Os verticais têm como motivo um emaranhado de troncos, folhas e flores cujas formas, estilizada e alongada, reforçam o desenvolvimento vertical. Estes teriam sido feitos na Fábrica Constância.
Número IPA Antigo: PT031106370135
 
Registo visualizado 1568 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Planta rectangular. Massa simples, 4 pisos cobertospor telhado de 2 àguas. O edifício é encimado por cornija sobrepojada por gradeamento de ferro e coroado por mansarda rasgadapor 5 trapeiras de verga curva com uma concha no fecho, dispostas de forma simétrica em relação aos vãos inferiores. Na fachada principal o 1º piso é rasgado por 2 portas laterais e 3 centrais de verga curva, ladeadas por painéis de azulejos policromados com motivos florais estilizados. Nos pisos superiores, registos de azulejos horizontais marcam a divisão dos pisos e verticais ordenam os vãos de forma simétrica (2 janelas geminadas com nembo nos alçados laterais, 3 no central com maior espaço entre elas). Todas as janelas possuem verga curva, sendo as do 2º piso de sacada e no 3º só as 2 do alçado central, as restantes possuem guardas de ferro, no 4º só a do meio do alçado central é de sacada, as restantes têm guarda de ferro. O átrio é de lambril de azulejos policromados, tendo como motivos decorativos flores estilizadas idênticas às do 1º piso da fachada principal. O tecto, também revestido a azulejo, tem como motivos elementos da fauna e flora que jogam com uma forma feminina. A ligação do átrio com a caixa da escada faz-se por um arco abatido, também decorado a azulejos. A caixa da escada, iluminada por uma clarabóia, tem as paredes decoradas com azulejos, até meia altura. Os painéis dos lances de escada têm motivos geométricos muito coloridos. Os motivos utilizados nos patamares são idênticos aos do átrio e aos do 1º piso da fachada principal. A protecção da escada bem como o corrimão são em ferro. Algumas divisões são ornamentadas com azulejos.

Acessos

Rua das Janelas Verdes, n.º 70 a 78. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,705742, long.: -9,160184

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983 / ZEP, Portaria nº 512/98, DR n.º 183 de 10 agosto 1998 *1

Enquadramento

Edifício adossado a outros contíguos, de maneira harmónica.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e comercial

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Arthur Julio Machado

Cronologia

1905 - o edifício foi mandado construir por Miguel José Sequeira; 1980, 20 Março - Despacho do Secretário de Estado da Cultura que aprovou o estabelecimento da Zona Especial de Protecção.

Dados Técnicos

Sistemas estruturais

Materiais

Cantaria, alvenaria, azulejo, vidro, ferro, telha.

Bibliografia

História da Arte em Portugal, Vol. XI, XIV, Lisboa, 1986; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Pr%C3%A9dio+Miguel+Jos%C3%A9+Sequeira, 12 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Zona Especial de Proteção Conjunta do Museu Nacional de Arte Antiga (v. PT031106370084) e edifícios classificados na zona envolvente.

Autor e Data

João Silva 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login