Casa na Rua João Domingos Duarte

IPA.00031642
Portugal, Lisboa, Loures, União das freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal
 
Casa unifamiliar do séc. 20, de planta rectangular simples de corpo único e evoluindo em vários pisos, adaptando-se ao desnível do terreno, tendo a fachada principal um piso. Possui remate em platibanda nas fachadas principais e é rasgada por vãos rectilíneos.
Número IPA Antigo: PT031107140199
 
Registo visualizado 1400 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular regular de volume único, com expressão de um piso na fachada principal e de dois pisos e caixa de ar na fachada posterior, tendo cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e pintada de cor-de-rosa. Fachada principal voltada a SO., de um piso, sendo percorrida por soco em massa pintado a cinzento e flanqueada por cunhais simples, ladeados por falsas pilastras em massa, rematada por friso seccionado e ornado sobre a porta, cornija e platibanda plena, interrompida por falsos acrotérios em massa, por seu turno encimada por cornija, possuindo decoração fitomórfica e geométrica. É rasgada, no extremo esquerdo, por porta de verga recta com moldura de cantaria, formando falsos capitéis, encimados por friso estriado, sendo a zona superior da verga saliente. Possui três janelas emoldurados a cantaria saliente e recortada, em mármore, com peitoris salientes e ornamentados por falsos brincos lavrados em ponta de diamante. Fachada lateral esquerda virada a NO., de um piso cego. Fachada lateral direita, virada a SE., de dois pisos. composta por duas janelas emolduradas a cantaria saliente e recortada, em mármore. Ao centro, janela mais estreita também emoldurada a cantaria saliente e recortada, em mármore, diferindo das anteriores no tratamento das ombeiras. Os peitoris são semelhantes aos das fachada principal. Dando continuidade à composição da fachada principal, esta fachada lateral é percorrida por duas molduras salientes em massa pintadas a branco, sendo rematadasuperiormente por platibanda com cornijas sobrepostas na base e no coroamento, pintadas a branco. Fachada posterior voltada a NE., composta por dois pisos rasgados por janelas com molduras simples em calcário.

Acessos

Aldeia de Pintéus, na Rua João Domingos Duarte, n.º 14. WGS84 (graus decimais) lat. 38,866149; long.: -9,152486

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano e rural, no aglomerado de Pintéus (v. PT031107140200). Casa isolada implantada paralelamente à via estruturante do aglomerado; na frente O., o lote é delimitado por muro em alvenaria pintado a branco, estando a fachada principal ligeiramente recuada em relação à via. A parcela confina do lado SO. com a Rua João Domingos Duarte, do lado NO. com edifício de habitação e comércio, dos lados SE. e NE. com o caminho público de acesso ao Rio de Fanhões e aos campos agricultados que o marginam. Todas as fachadas deitam para o logradouro organizado em patamares para adaptação ao terreno muito declivoso entre a plataforma da estrada e o caminho público de acesso ao Rio de Fanhões.

Descrição Complementar

A decoração da platibanda compreende quatro módulos: um módulo sobre a porta, 2 outros módulos ornamentados com dardos ou elementos vegetalistas estilizados, e um módulo de composição geométrica centrado em relação aos dois anteriores. A separação entre os módulos é pontuada por 5 métopas decoradas com motivos vegetalistas, quebrando a cornija, 3 dos quais correspondem ao prolongamento das falsas pilastras. Sobre a porta, o espaço definido pelas duas falsas pilastras que enquadram a entrada é guarnecido com ornatos em massa a toda a altura da fachada, em dois registos. Num primeiro registo, a faixa moldurada é decorada com círculos entrelaçados; num segundo registo, a platibanda, é decorada com arabescos.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1912 - construção promovida por Luís Paiva Casquilho; séc. 20, 2.ª metade - o edifício é utilizado como escola primária; séc. 20, último quartel - passa a ser utilizado como habitação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra; modinaturas em cantaria de calcário; cobertura em telha cerâmica; porta em madeira e janelas de caixilharias em alumínio lacado; os vidros são simples.

Bibliografia

Documentação Gráfica

CMLoures: Arquivo Municipal (Cx. Requerimentos e Representações, ano de 1912)

Documentação Fotográfica

CMLoures: arquivo Divisão Planeamento Urbanístico

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Fernanda Ferreira, Frederico Pinto, Manuel Villaverde (CMLoures) 2010 (no âmbito da parceria IHRU / CMLoures)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login