Residência do Governador do Forte do Bom Sucesso / Casa do Arco da Torre

IPA.00003192
Portugal, Lisboa, Lisboa, Belém
 
Arquitectura política e administrativa, setecentista e oitocentista. Casa urbana de planta rectangular e volumetria simples. Cobertura em telhado de duas águas de perfil recto com trapeiras. Fachadas simétricas divididas em panos por pilastras, registos separados por friso, e remates em friso, cornija e platibanda. Vãos de verga recta e verga curva com molduras de cantaria e janelas de sacada com varandas de distribuição regular e gradeamento de ferro forjado e decorado. Interior com tecto plano em pranchas de madeira tipo saia-camisa. Túnel abobadado em madeira constituindo passagem pública sob o pano central do edifício, aberto para permitir o acesso directo à beira-rio e à antiga praia do Bom Sucesso, que ficava fronteira à casa, pelo lado S..
Número IPA Antigo: PT031106320290
 
Registo visualizado 565 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de função  Casa do governador  

Descrição

Planta irregular, composta por corpo principal rectangular a que se adossam a NO. dois volumes de dimensões mais reduzidas. Volumetria de dominante horizontal. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas de perfil recto, com 6 trapeiras respectivamente nas vertentes SO. e NE. do corpo principal, e duas chaminés paralelepipédicas. Fachadas rebocadas e pintadas de verde, rematadas por friso, cornija e platibanda rebocada e pintada de verde e branco e embasamento aparente em placagem de cantaria na fachada principal. Corpo principal: Fachada principal orientada a NE., simétrica, dividida em três panos de disposição côncava por pilastras, que se repetem nos cunhais. Dois registos, o primeiro, vazado ao centro por arco em asa de cesto, constituindo passagem para o túnel que atravessa todo o corpo do edifício, ladeado respectivamente por duas janelas de peito em arco abatido com marcação de pedra de fecho e duas portas de verga recta, o segundo com seis janelas de sacada de modinatura idêntica às do primeiro registo e cinco varandas de recorte recto, sem apoios, com guarda em gradeamento de ferro forjado, abrindo as 2 centrais para varanda comum, cuja grade ostenta a data 1852. Os registos são separados por friso contínuo acompanhando a linha das varandas. Todos os vãos apresentam molduras de cantaria. Fachada posterior a SO., centralizada pelo arco do túnel, ladeado por duas portas idênticas e janela de peito e porta, e encimado por varanda saliente de recorte recto, com guarda em gradeamento de ferro forjado e comum a duas janelas de sacada, ladeadas respectivamente por duas janelas de peito. Na passagem que constitui a Rua do Arco da Torre abrem-se, de cada um dos lados, três portas de verga recta e a cobertura é em tecto de madeira de três faces. Volumes anexos: o primeiro com dois registos enquadrados por pilastras e separados por friso, embasamento aparente e remate em friso, cornija e beiral simples e saliente na fachada N., o segundo, de menores dimensões, apenas com um registo correspondente a porta encimada por inscrição, também na fachada N.. INTERIOR: cobertura em tecto plano, com pranchas de madeira tipo saia-camisa e pavimento em soalho.

Acessos

Rua da Praia do Bom Sucesso, n.º 43 - 47; Rua do Arco da Torre, n.º 1 - 6 *1; Avenida da Índia, n.º 184

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção da Torre de Belém (v. IPA.00004065)

Enquadramento

Urbano, ribeirinho, adossado, destacado, constituindo-se como elemento estruturante do espaço envolvente, delimitado a S. pela Av. da Índia e pelo caminho de ferro. Tem nas imediações a S. a Torre de Belém (v. PT031106320024) e jardim, a SO. o Forte do Bom Sucesso (v. PT031106320616) e o Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar, a NE. a Casa do Governador da Torre de Belém (v. PT031106320289) e a N. o Chafariz da Princesa (v. PT031106320658).

Descrição Complementar

Incrição com a seguinte legenda: " [...] A REAL / CROA PARA PATRIMO / NIO DA FORTALEZA / DO BOM ÇOCEÇO / ANNO DE 1802".

Utilização Inicial

Residencial: casa do governador

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, final - provável construção do edifício; Século 19 - significativa campanha de obras de remodelação da casa procedendo-se designadamente ao assentamento das grades das varandas; 1852 - o escritor Almeida Garrett reside temporariamente na casa durante os meses de Verão; 1882 - é proprietária do imóvel Jesuína Rosa da Conceição, que aí reside no n.º 45; 1900 - José Lourenço de Sousa Júnior reside na parte do imóvel correspondente ao n.º 45, de que é proprietário, por herança de sua tia Jesuína Rosa da Conceição; 1941 - é proprietário e residente no n.º 45, António José Mendes de Oliveira, cujos herdeiros manterão a posse do edifício até 1983; 1981, 18 Janeiro - proposta de classificação do Gabinete de Ajuda/Belém; 1983, 9 Dezembro - aquisição do imóvel pela agência imobiliária SODER, Sociedade de Imóveis do Restelo L.da; 1991, 07 Fevereiro - Despacho de abertura de processo de classificação do presidente do IPPC; 1993, 15 Outubro - o imóvel é penhorado pela Fazenda Nacional; 1994, 22 Março - cancelamento da penhora; 1994 - pedido de informação prévia apresentada à CML pelo gabinete de arquitectos Moura-George, relativamente a projecto de remodelação do imóvel com ampliação de volumetria e demolição das casas anexas, o qual é rejeitado pelo IPPAR por não se enquadrar no Plano de Pormenor da zona do Bom Sucesso, que não admitia alterações na volumetria construída, consta do Inventário Municipal do Património do PDM; 2001 - IPPAR rejeita projecto apresentado pela SODER para renovação e ampliação do imóvel, com vista à construção de um hotel; 2003 - a Câmara Municipal de Lisboa impõe obras coercivas, em detrimento do proprietário; é retirada a lápide com inscrição do volume anexo; 2008, 18 Novembro - proposta da revogação do despacho de abertura, pela DRCLVT; 2009, 18 janeiro - Despacho de revogação do Despacho de abertura do processo de classificação pelo director do IGESPAR.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura de alvenaria mista; reboco pintado; elementos decorativos e lápide em cantaria de calcário; guardas das varandas em ferro forjado; cobertura em telha de canudo.

Bibliografia

ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, Livro 9, Lisboa, s.d.; SANCHES, José Dias, Belém e Arredores Através dos Tempos, Lisboa, 1940; SANCHES, José Dias, Belém do Passado e do Presente, Lisboa, 1970; FREITAS, Eduardo de, CALADO; Maria, FERREIRA, Vítor Matias, Lisboa. Freguesia de Belém, Lisboa, 1993; Ninguém acode à casa por onde Almeida Garrett passou, Jornal Público, Lisboa, 8 de Fevereiro de 2003.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: Arquivo de Obras, Proc. nº 12.333 e Proc. nº 26.405; IGESPAR: IPPAR, Proc. nº 92/3 (29)

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1904 - alterações estruturais e transformação de vãos; 1907 - alargamento de vãos de porta nas fachadas do corpo principal; 1913 - abertura de vãos, reparações no interior e de canalizações; 1917 - reparação de coberturas, transformação de janela de peito em sacada na fachada posterior, alterações no interior (n.º 47); 1928 - alteração de porta (n.º 47); 1932 - obras gerais de beneficiação; 1940 - obras gerais de beneficiação, reparação de coberturas e esgotos; 1947 - obras gerais de beneficiação; 1959 - reparação de vãos; 1960 - reparação de alçados e vãos; 1962 / 1963 - obras gerais de beneficiação, construção de instalação sanitária no 1º piso do n.º 47; 1973 - obras gerais de beneficiação; 1983 - obras clandestinas de alteração da compartimentação interna; 2001 - entaipamento do túnel de passagem sob a casa, por este se encontrar em risco eminente de derrocada; CML: 2003 - em obras.

Observações

*1- toda a extensão desta rua corresponde à passagem sob o edifício.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1995

Actualização

Mónica Figueiredo 2003
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login