Edifício de Gaveto entre a Avenida da República, n.º 23 e a Avenida João Crisóstomo

IPA.00003201
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Arquitectura residencial, ecléctica. Edifício com fachadas de superfícies curvas, denunciando influência da Arte Nova - nas guardas de ferro bem como nas consolas, assentes em saliência curva, que nascem da fachada. Nas janelas do 2º e 3º pisos o tímpano é decorado por motivos ornamentais de feição barroca. O tratamento da cobertura faz lembrar o "château" francês. A porta de entrada, bem como a caixa do elevador, em ferro, é toda trabalhada com motivos Arte Nova.
Número IPA Antigo: PT031106230102
 
Registo visualizado 914 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Planta em L, volumes articulados com cobertura, que forma o último piso, em mansarda e inclui 3 elementos ressaltados de sabor pirâmidal, rematada aos cantos por pinhas esguias. O frontispício apresenta cave, 4 pisos e mansarda. Cave com soco de cantaria de fiadas de pedra com janelas inscritas de vão quadrangular. 1º piso de janelas de verga curva e guardas em ferro, duas têm grandes vergas monumentais terminadas por mísulas. A porta principal, de verga curva e moldura, abrange o 1º e 2º pisos. 2º piso: janelas de sacada em ferro. Na fachada do gaveto uma sacada corre a fachada, resultante de uma consola assente numa simples saliência curva da fachada. 3º piso: janelas de verga curva com guardas de ferro. Acima da verga das janelas há uma grande área curva preenchida com motivos ornamentais de feição barroca. 4º piso: em consola sobre a prumada do alçado rematado, inferiormente por um sistema de arcos alternadamente de curva abatida e quebrados, e superiormente, na linha do algeroz, por um entablamento com molduras rectas e triângulos lisos. Rasgam este piso, janelas em capialço inscritas em arco abatido e em arco trilobado.

Acessos

Avenida da República, n.º 23 - 23A; Avenida João Crisóstomo, n.º 19

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 / Parcialmente incluído na Zona de Proteção do Edifício na Avenida da República, n.º 15 - 15A (v. IPA.00004006)

Enquadramento

Urbano, flanqueado. Destaca-se do prédio contíguo pela sua volumetria. No lado N., faz gaveto com a Avenida João Crisóstomo.

Descrição Complementar

Na fachada virada para a Av. da República, ao nível da rua, existe uma legenda incisa no soco da cantaria "PREMIO VALMOR ANNO - 1913 / PROPRIETARIO - JOSE - A - SANTOS / ARQUITECTO - MIGUEL - NOGUEIRA".

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Miguel José Nogueira Júnior (1913).

Cronologia

1913 - construção do prédio, conforme projecto de Miguel José Nogueira Júnior, tendo-lhe sido atribuído neste ano o Prémio Valmor; faziam parte do júri: A. da Ascensão Machado (CML), A. R. Adães Bermudes (CAA) e Rosendo Carvalheira (SAP); o proprietário do edifício era então José Augusto dos Santos.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada, cantaria, ferro, ardósia.

Bibliografia

BAIRRADA,Eduardo Martins, Prémio Valmor, 1902 - 1952, Lisboa, 1988. Arquitectura Premiada em Lisboa, Prémio Valmor, Prémio Municipal de Arquitectura, Lisboa, 1988; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Pr%C3%A9dio+Jos%C3%A9+Augusto+dos+Santos, 19 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

CML: Processo de Obras nº 22 019

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH; CML: Processo de Obras nº 22 019

Intervenção Realizada

1991 - efectuam-se obras no interior do edifício.

Observações

*1 - Prédio de Gaveto entre a Avenida da República, 23, e a Avenida João Crisóstomo.

Autor e Data

João Silva 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login