Casa Amarela / Palácio Amarelo

IPA.00003211
Portugal, Portalegre, Portalegre, União das freguesias da Sé e São Lourenço
 
Arquitectura residencial, barroca. Palácio com laivos regionais como as grades das janelas que sofreram a influência das "rejas" espanholas. A legenda no interior alude ao arquitecto responsável pelas obras do séc. 19, Inácio Caldeira, talvez o responsável pela construção da torre.
Número IPA Antigo: PT041214090013
 
Registo visualizado 1970 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Planta composta, volumes articulados em L com torre quadrada no ângulo; massas dispostas na horizontal. Fachadas de 2 registos assinalados por friso corrido ao nível do alpendre das janelas; frontespício a S. rasgado ao nível inferior de 2 janelas e uma porta de vergas arquitravadas; superiormente 3 janelas de vergas semelhantes, com pequeno alpendre onde assenta gradaria de ferro forjado lavrado; no corpo E. duas janelas idênticas às do frontespício, ladeando pórtico de colunas e arquitrave armoriada suportando varandim com janela de verga curva e ombreiras ladeadas de 2 aletas lavradas; aos lados janelas iguais às anteriores com gradaria lavrada. Cornijas de alvenaria moldurada; cunhais de cantaria tendo no topo pedras de armas dos Romos de Sousa Tavares. Torreão de 2 andares, definidos por friso saliente, sendo o superior rasgado em cada uma das faces por janelão com verga em arco de 3 pontos com ornatos de tipo vegetalista. Do interior muito alterado destaca-se a escadaria de 2 lanços, em mármore negro e branco trabalhado; sobreposto à porta principal do patamar, medalhão com legenda em francês relativa ao dono da casa e ao arquitecto.

Acessos

Largo de Cristóvão Falcão, n.º 13. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,292261; long.: -7,433380

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 516/71, DG, 1.ª série, n.º 274 de 22 novembro 1971 / Incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede (v. PT041214020015)

Enquadramento

Urbano, implantação destacada a cavaleiro num pano de muralha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Inácio Caldeira (séc. 19).

Cronologia

Séc. 17 - construíção para residência dos descendentes do Conde de Abrantes, os Romos de Sousa Tavares; séc. 18 - sofre várias alterações entre as quais a da porta principal e a construção do varandim e janela que se lhe sobrepõe; séc. 19 - provável construção do torreão, talvez no tempo de Manuel Henriques Romos de Sousa Tavares; remodelação do interior a cargo do Arquitecto Inácio Caldeira sendo então o imóvel propriedade do Visconde de Abrançalha.

Dados Técnicos

Materiais

Estruturas: alvenaria, cantaria nos cunhais, frisos, cornijas, molduras de portas e janelas; Coberturas: telhado de 3 águas nos corpos baixos, de 4 na torre. Revestimentos: reboco a cor amarela.

Bibliografia

PEREIRA, Paulo, e RODRIGUES, Jorge, Portalegre, Lisboa, 1988.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DREMS, SIPA

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Rosário Gordalina 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login