Casa do Divino Espírito Santo

IPA.00032821
Portugal, Ilha do Corvo (Açores), Corvo, Corvo
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta rectangular, com fachada principal terminada em cornija, sobreposta por sineira, e rasgadada por dois portais entre duas janelas de peitoril, centrando elemento decorativo com coroa do Espírito Santo.
Número IPA Antigo: PT072001010006
 
Registo visualizado 192 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura homogénea, em telhado de duas águas, em telha de meia-cana, rematada em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e com faixa, cunhais, cornija e molduras dos vãos pintados de cinzento claro. Fachada principal virada a O., terminada em cornija e rasgada por duas portas ladeadas por duas janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina, todas de verga abatida, formando ligeiro recorte superior; entre as portas surge elemento decorativo relevado em cantaria, composto por plinto e pilastra sustentando cartela retangular com a data de 1871 inscrita, e coroa do Espírito Santo fechada, encimada por cruz. Sobre a cobertura dispõe-se, ao centro, pequena sineira, em arco de volta perfeita, sobre pilares, albergando sino, rematada em empena com pináculos laterais. INTERIOR do edifício seccionado. A capela tem espaço único, com paredes rebocadas e pintadas de branco, e cobertura em falsa abóbada de berço, de estuque, pintada com largo friso fitomórfico. À parede testeira, encosta-se retábulo em talha policroma, de planta reta e três eixos, os laterais decorados com elementos geométricos e o central com nicho em arco de volta perfeita, interiormente pintado de azul; ático em larga arquivolta, pintada ao centro com Coroa do Espírito Santo em cartela recortada. Altar tipo urna.

Acessos

Ilha do Corvo; Largo do Outeiro

Protecção

Incluído no Núcleo urbano da vila do Corvo / Núcleo antigo da vila do Corvo (v. PT072001010003)

Grau

5 - registo em pré-inventário com um preenchimento mínimo dos campos… e pressupondo a existência de um registo iconográfico.

Enquadramento

Urbano, adossado, no interior da vila, adaptado ao declive do terreno.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1871 - data inscrita na fachada principal assinalando a sua construção; 1997, 10 abril - classificação do núcleo urbano da vila do do Corvo onde se insere.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e pintada; elemento decorativo inscrito e sineira em cantaria de basalto; portas de madeira; vidros simples; grades de ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores (ficha 10/Corvo); http://www.inventario.iacultura.pt/corvo, fevereiro 2012; http://www.azores.gov.pt/ResoluçãoN69de1997.doc, fevereiro 2012; http://acores.wikia.com/wiki/Corvo_(Açores), fevereiro 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: Séc. 21 - obras de conservação; pinturas exteriores.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

José A. Gavinha / Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login