Casa do Divino Espírito Santo

IPA.00032821
Portugal, Ilha do Corvo (Açores), Corvo, Corvo
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta rectangular, com fachada principal terminada em cornija, sobreposta por sineira, e rasgadada por dois portais entre duas janelas de peitoril, centrando elemento decorativo com coroa do Espírito Santo.
Número IPA Antigo: PT072001010006
 
Registo visualizado 998 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura homogénea, em telhado de duas águas, em telha de meia-cana, rematada em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e com faixa, cunhais, cornija e molduras dos vãos pintados de cinzento claro. Fachada principal virada a O., terminada em cornija e rasgada por duas portas ladeadas por duas janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina, todas de verga abatida, formando ligeiro recorte superior; entre as portas surge elemento decorativo relevado em cantaria, composto por plinto e pilastra sustentando cartela retangular com a data de 1871 inscrita, e coroa do Espírito Santo fechada, encimada por cruz. Sobre a cobertura dispõe-se, ao centro, pequena sineira, em arco de volta perfeita, sobre pilares, albergando sino, rematada em empena com pináculos laterais. INTERIOR do edifício seccionado. A capela tem espaço único, com paredes rebocadas e pintadas de branco, e cobertura em falsa abóbada de berço, de estuque, pintada com largo friso fitomórfico. À parede testeira, encosta-se retábulo em talha policroma, de planta reta e três eixos, os laterais decorados com elementos geométricos e o central com nicho em arco de volta perfeita, interiormente pintado de azul; ático em larga arquivolta, pintada ao centro com Coroa do Espírito Santo em cartela recortada. Altar tipo urna.

Acessos

Corvo, Largo do Outeiro

Protecção

Incluído no Núcleo urbano da vila do Corvo / Núcleo antigo da vila do Corvo (v. PT072001010003)

Enquadramento

Urbano, adossado, no interior da vila, adaptado ao declive do terreno.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1871 - data inscrita na fachada principal assinalando a sua construção; 1997, 10 abril - classificação do núcleo urbano da vila do do Corvo onde se insere.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e pintada; elemento decorativo inscrito e sineira em cantaria de basalto; portas de madeira; vidros simples; grades de ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores (ficha 10/Corvo); http://www.inventario.iacultura.pt/corvo, fevereiro 2012; http://www.azores.gov.pt/ResoluçãoN69de1997.doc, fevereiro 2012; http://acores.wikia.com/wiki/Corvo_(Açores), fevereiro 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: Séc. 21 - obras de conservação; pinturas exteriores.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

José A. Gavinha / Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login