Casa na Rua Nova

IPA.00033455
Portugal, Faro, Aljezur, Odeceixe
 
Casa comum do séc. 20, térrea, constituindo gaveto, de planta retangular com cobertura homogénea em telhado de 4 águas; fachada principal de pano único com embasamento em aparelho isódomo, bujardado, provavelmente fingido; duas portas, com acesso por dois degraus, de verga em arco abatido, uma axial e outra no extremo esquerdo, intervaladas por 3 e 4 janelas de peitoril, de verga idêntica, com caixilharias de madeira e vidrinhos; porta principal de dois batentes, com portadas de madeira almofadadas e bandeira de dois lumes protegida por gradeamento em ferro forjado com motivo de enrolamentos; duas grandes aldrabas figurando peixes, muito semelhantes às da porta principal da Casa na Rua do Rio, nº 14 (v. PT050803030019), mas de maior proporção. As pesadas aldrabas de ferro, em forma de peixe, alusivas à atividade piscatória, outrora a principal da população, constituindo um dos motivos mais fotografados na povoação.
Número IPA Antigo: PT050803030020
 
Registo visualizado 348 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta simples, retangular. Massa disposta na horizontal, com cobertura homogénea em telhado de 4 águas. Paredes de alvenaria rebocada e pintada de rosa-velho, com embasamento envolvente em aparelho isódomo, bujardado e remate reto em cornija pintada de branco e beirado saliente; caixilharias de madeira pintada de branco e portadas de madeira pintadas de vermelho-sangue; ângulo E. boleado apresentando ao nível do embasamento, um frade embebido no mesmo. Fachada principal a NE., de pano único, rasgado por duas portas e cinco janelas dispostas segundo o esquema: a (porta) - b (janela) - b - a - b - b - b; portas com soleira elevada, com acesso por degraus, uma no extremo esquerdo, outra, a principal, axial, ambas de verga em arco abatido, com moldura re-entrante pintada de branco; porta principal de dois batentes, com portadas de madeira almofadadas e bandeira de dois lumes, com caixilharia pintada de branco em retângulo irregular, fechados por vidraças de vidro martelado e protegidos por gradeamentos em ferro forjado com motivo de enrolamentos estilizados; duas aldrabas em ferro, pintado de branco, figurando peixes de caudas enroladas coroadas de leque de escamas; espelhos no mesmo material figurando rosetão; porta travessa idêntica mas com portadas simples de tabuinhas verticais; janelas de peitoril, de verga idêntica à das portas, com listel pintado de vermelho a envolver a caixilharia de madeira, disposta em dois lumes, com vidrinhos, e bandeira comum; lintel do peitoril ultrapassando a largura do vão. Fachada lateral SE. de pano único, rasgado por porta axial ladeada por duas janelas, sendo os vãos idênticos, respetivamente, à porta travessa e janelas da fachada principal. INTERIOR: portadas das janelas em madeira, de tabuinhas verticais, pintadas da mesma cor das portadas exteriores.

Acessos

Rua Nova, s/n, Rua do Outão

Protecção

Incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e no Plano Sectorial da Rede Natura 2000: Sítio de Interesse Comunitário Costa Sudoeste (PTCON0012).

Enquadramento

Urbano, adossado, constituindo gaveto, no largo principal da povoação. A poucos metros, a S., a Casa na Rua Nova, nº 10 (v. PT050803030021) e, a NE., a Casa no Largo Primeiro de Maio, nº 6 (v. PT050803030022).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20, 1.ª metade - data provável de construção.

Dados Técnicos

Materiais

Telha de canudo, madeira, vidro, tijolo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login