Império do Espírito Santo de São Caetano

IPA.00034052
Portugal, Ilha do Pico (Açores), Madalena, São Caetano
 
Arquitetura religiosa, do séc. 20. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, integrado na tipologia dos denominados impérios-capela. Apresenta fachada principal desenvolvida ao nível da rua, terminada em empena recortada, coroada por coroa, e rasgada por portal em arco de volta perfeita sobre pilastras, com os elementos estruturais sublinhados por policromia cinzenta, de sabor popular. Possui adossado a copeira, de planta retangular e um piso, rasgada por vãos retilíneos.
Número IPA Antigo: PT072005050011
 
Registo visualizado 534 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Império de planta retangular simples tendo adossado à fachada lateral direita a copeira, também retangular. Coberturas homogéneas em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento, cunhais, molduras dos vãos, cornijas e frisos sublinhados a cinzento. Fachada principal do IMPÉRIO com cunhais apilastrados e terminada em empena recortada, delimitada por friso volutado sobre o qual se desenvolve espaldar com aletas truncado e coroado por coroa metálica. A empena e o espaldar apresentam inscrição. É rasgada por portal em arco de volta perfeita, sobre pilastras, possuindo porta com bandeira. Fachada lateral esquerda cega e terminada em empena. A COPEIRA é rasgada na fachada principal por seis vãos retilíneos, moldurados, correspondendo a duas portas e a quatro janelas, com portadas exteriores, em ritmo alternado. O portal da direita é ladeado por silhar de basalto com a coroa do Espírito Santo relevada e é encimada por inscrição pintada.

Acessos

Rua de São Caetano

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, tendo adossado a copeira, com largo desenvolvido frontalmente, delimitado por muro de alvenaria de pedra, perpendicular à estrada, não tendo a fachada lateral esquerda elemento separador. Nas imediações, ergue-se a Igreja Paroquial de São Caetano (v. PT072005050008).

Descrição Complementar

A empena tem a inscrição "DEUS É CARIDADE" e o espaldar tem a data de "1960", inserida em cartela. Sobre uma das portas da copeira, existe pintada a inscrição "IRMANDADE DO ESPÍRITO SANTO".

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Confraria / Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1960 - data na fachada principal assinalando a construção do Império.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas, caixilharia e portadas de alumínio; vidros simples; coroa metálica; cobertura de telha.

Bibliografia

AAVV, Guia do Património Cultural, Pico, Açores, Atlantic View, 2004.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login