Ermida de Nossa Senhora dos Remédios

IPA.00034503
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Praia da Vitória, Praia da Vitória (Santa Cruz)
 
Capela seiscentista, possivelmente reformada no séc. 18, conforme indicam as modinaturas dos vãos, sobretudo os da fachada principal. Tem planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente com iluminação axial e unilateral. As fachadas têm os elementos estruturais sublinhados a policromia laranja, de sabor popular, a principal terminada em empena truncada e rasgada por um eixo de vãos, composto por portal e janela de verga abatida. A fachada lateral direita termina em cornija e é rasgada por porta travessa e janela na nave e por uma outra na capela-mor, também de vergas abatidas.
Número IPA Antigo: PT071905080042
 
Registo visualizado 936 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, mais estreita e mais baixa, tendo adossado sacristia retangular à fachada lateral esquerda. Volumes escalonados e coberturas em telhados de duas águas na capela e de uma na sacristia, rematados em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa em preto e os cunhais, cornijas e molduras dos vãos sublinhados a laranja. Fachada principal virada a O., terminada em empena truncada, coroada por cruz latina de braços quadrados, com chanfro, terminados em botão, sobre acrotério; sobre o cunhal direito, horizontalizado, dispõe-se sineira, em arco de volta perfeita, sobre pilares, albergando sino. É rasgada por portal de verga abatida, com moldura terminada em cornija, encimada por cornija contracurva, e, superiormente, por janela igualmente de verga abatida. A fachada lateral direita termina em cornija e é rasgada, na nave, por porta travessa encimada por janela, ambas de verga abatida, e, na capela-mor, por janela de verga abatida, formando capialço. No INTERIOR possui dois retábulos colaterais.

Acessos

Praia da Vitória (Santa Cruz); Rua Conselheiro Nicolau Anastácio de Bettencourt (Rua da Graça); Rua de Nossa Senhora dos Remédios

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado lateral e posteriormente a outras construções, adaptado ao declive do terreno, disposto de gaveto entre duas viass, com passeio separador, dispondo-se frontalmente vaseiras com flores. Na continuidade da fachada lateral direita da capela-mor situa-se uma construção de apoio com forno e chaminé. No topo E. da rua, ergue-se o edifício do Posto de Despacho da Praia da Vitória (v. PT071905080006).

Descrição Complementar

A porta travessa tem a data de "1616" inscrita na verga e possui portada em falsos balaústres torneados.

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1616 - data inscrita na porta travessa assinalando a sua construção; 1641- terramoto deixa a capela bastante danificada, conforme informa Vitorino Nemésio no "Memorial da Vila da Praia da Vitória"; 1717 - referida pelo Padre António Cordeiro; 1755, 1 novembro - segundo Francisco Ferreira Drumond, aquando da enchente de mar provocada pelo terramoto, fazem-se preces em todas as igrejas e mosteiros de Vila da Praia, no dia seguinte e ainda no terceiro dia, continuando a ser feitas a Nossa Senhora dos Remédios, do Rosário e da Piedade; naquela altura sai uma procissão que percorre as ruas da vila; séc. 18, 2ª metade - provável reforma da capela, conforme indiciam as molduras em arco abatido; séc. 20 - época provável da colocação da sineira.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; cunhais, cornijas e molduras dos vãos em cantaria basáltica pintada; cruz e acrotério em cantaria basáltica aparente; portas, portada de balaústes e caixilharias de madeira; vidros simples; cobertura e beirada de telha.

Bibliografia

LUCAS, padre Alfredo - As Ermidas da ilha Terceira. Angra do Heroísmo: 1976; SAMPAIO, Alfredo da Silva - Memória Sobre a Ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Imprensa Municipal, 1904; Ermida de Nossa Senhora dos Remédios (http://www.inventario.iacultura.pt/terceira/praiavitoria_fichas/32_18_31.html), [consultado em 16 abril 2013].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2010 - arranjo dos passeios e vias junto à capela.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Atualmente ainda se realiza a 5 junho uma procissão a lembrar o terramoto de 15 junho de 1841, partindo da ermida de Nossa Senhora dos Remédios e a ela regressando depois de percorrer algumas ruas da Praia, recitando-se a Ladainha de todos os Santos.

Autor e Data

Paula Noé 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login