Ponte de Cabreiro

IPA.00003463
Portugal, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Cabreiro
 
Ponte de construção quatrocentista, de tipo arco, com estrutura em granito e tabuleiro em cavalete, sobre dois arcos apontados desiguais, possuindo inscrição monumental de caracteres góticos, alusiva à sua construção.
Número IPA Antigo: PT011601060034
 
Registo visualizado 1412 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de dois arcos desiguais, menor o arco junto à margem direita, de forma ogival. O arco maior é de volta perfeita e apresenta siglas. O aparelho é de silhares graníticos nas aduelas e parapeito e de blocos graníticos mais grosseiramente afeiçoados no restante. Tem pegão central de secção quadrangular, com talhamar em forma de prisma triangular e talhante em forma de prisma rectangular. O tabuleiro desce desde o meio até à margem direita. Apresenta duas inscrições, uma delas de carácter monumental, no intradorso do arco menor, em grandes caracteres góticos: "E(ra) de m(il) [...] / Esta ponte fez o abade de Cab(re)iro A(fons)o Anes/ c(ri)ado de Leonel de Lima e de dona Filipa da C/unha E foi compan(h)ei(r)o frei P(er)o de Ca/nedo freire de São Domi(n)go(s) de Tui". (FERREIRA, 1985 - 1986: 118 - 119).

Acessos

Cabreiro, EN 202-2 (Arcos de Valdevez - Monção), Lugares de Sobreira e Igreja, caminho calçado para a ponte de Cabreiro

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural, isolado. Transpõe o rio Cabreiro ligando os lugares da Igreja e de Sobreira. Ladeada por campos de cultivo e vinha em latadas. Insere-se harmoniosamente na paisagem.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1462 - Edificação da ponte, segundo data numa inscrição menor gravada numa aduela do arco em apontado *1, pelo abade de Cabreiro Afonso Anes; Época Moderna - provável reconstrução do arco de volta perfeita (ALMEIDA, 1987); 2021, 04 maio - publicação da abertura do procedimento de classificação da Ponte de Cabreiro, em Anúncio n.º 87/2021, DR, 2.ª série, n.º 86.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura de granito.

Bibliografia

PEREIRA, Félix Alves, Pontes Medievais nos Arcos de Valdevez, Portucale, 1929, Vol. I, p. 178 - 185; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Vias Medievais. I Entre-Douro-e-Minho, Dissertação de licenciatura em História, FLUP, 1968, polic., p. 206; FERREIRA, José da Silva, A Ponte medieval de Cabreiro (Arcos de Valdevez). Homenagem a Félix Alves Pereira, Portugália, Nova Série, vol. VI / VII, 1985 - 1986, p. 117 - 121; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Alto Minho, 1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Na inscrição principal a data está delida, mas numa inscrição menor, numa aduela do arco em ogiva, onde se repete o teor da mensagem da inscrição monumental, reportando-se igualmente à construção da ponte, consta a data de 1462. *2 - Junto ao tabuleiro da ponte, na margem direita, uma construção de pedra e portas férreas, pertencente a uma antigo engenho de serrar madeira e hoje sem função, desfeia a envolvência exigindo intervenção.

Autor e Data

Paulo Dordio 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login