Igreja Paroquial de Arrifes - Milagres / Igreja de Nossa Senhora dos Milagres

IPA.00034724
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Ponta Delgada, Arrifes
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Igreja de planta poligonal composta por nave, capela-mor e anexos, uniformemente iluminada por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais do corpo da nave. Fachada principal rematada em frontão contracurvo e volutado, de inspiração tardo-barroca, com os vãos rasgados em eixo composto por portal em arco de volta perfeita e janelão. Torre sineira de dois registos, o superior rematado por balaustrada. Fachadas rematadas em cornijas, a lateral direita com porta travessa de verga reta.
 
Registo visualizado 942 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal composta por nave, capela-mor e anexos adossados às fachadas laterais, tendo torre sineira no lado esquerdo, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria e rematadas em cornijas de cantaria. Fachada principal virada a S., rematada em frontão contracurvo e decorado por volutas que se interrompem no vértice para dar lugar a uma cruz latina; está ladeada por cunhais apilastrados, firmados por pináculos. É rasgada por portal em arco de volta perfeita, assente em pilastras toscanas e rematado por friso e cornija, encimado por janelão. No lado esquerdo, a torre sineira, de dois registos definidos por frisos e cornijas, o inferior com óculos circulares, e o superior com ventanas de volta perfeita, assentes em impostas salientes. A estrutura remata em platibanda balaustrada com pináculos nos ângulos. Fachada lateral esquerda com janela no corpo da nave, que tem adossados corpos anexos, o primeiro com janela retilínea e o segundo com porta de verga reta na face S.. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa de verga reta e moldura simples, rematada por friso e cornija e por duas janelas retilíneas. O corpo anexo possui porta de verga reta e moldura de cantaria, encimada por bandeira. INTERIOR com a capela-mor revestida a azulejo figurativo, representando cenas da vida da Virgem. Sacrário de talha dourada.

Acessos

Ilha de São Miguel, Travessa dos Milagres. WGS84 (graus decimais) lat.: 37,769643; long.: -25,701754

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, com a fachada principal a abrir para a via pública que atravessa a povoação de E. para O., elevado relativamente à mesma, em plataforma artificial, formando um pequeno adro pavimentado a cantaria de basalto, com acesso por escadaria frontal. No adro, monumento comemorativo, composto por plinto de cantaria e busto em bronze. Possui floreiras a bordejar o último degrau do adro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, meados - construção da igreja.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; socos, cunhais, pináculos, balaustrada, cornijas, cruz em cantaria de basalto; portas de madeira; coberturas em telhas cerâmicas.

Bibliografia

COSTA, Carreiro da - «História das Igrejas e Ermidas dos Açores». Jornal Açores. Ponta Delgada: 1955; MENDES, Hélder Fonseca (dir.) - Igrejas paroquiais dos Açores. Angra do Heroísmo: Boletim Eclesiástico dos Açores, 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Ana Fernandes, Bruna Valério e Paula Figueiredo 2013 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese de Angra)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login