Ermida de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00034725
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Ponta Delgada, Arrifes
 
Arquitetura religiosa, quinhentista e do séc. 20. Ermida de construção antiga, de que sobrevivem alguns pormenores no interior, remodelada no séc. 20, de planta poligonal composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira, iluminada uniformemente por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em frontão contracurvo, vazado por óculo; tem os vãos rasgados em eixo composto por portal em arco abatido e janelão. Torre sineira de dois registos, o superior com ventanas de volta perfeita e remate em cornijas e balaustradas. Segue uma estrutura semelhante à da Igreja Paroquial de Candelária, onde se terá inspirado (v. IPA.00032610) e a Igreja Paroquial de Ginetes (v. IPA.00032617). Fachadas rematadas em cornijas, a lateral esquerda com porta travessa de verga reta.
 
Registo visualizado 1051 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta poligonal composta por nave, capela-mor, sacristia adossado ao lado esquerdo e torre sineira no lado direito, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma (sacristia) e duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria e rematadas em cornijas do mesmo material. Fachada principal virada a S., rematada em frontão contracurvo, volutado nos ângulos inferiores e formando ressaltos no topo, com perfil de inspiração borromínica, tendo cruz latina no vértice; o tímpano é rasgado por pequeno óculo circular e é interrompido por frisos verticais que prolongam as modinaturas do portal axial. Este é em arco abatido, assente em pilastras, enquadrado por moldura retilínea, que envolve o janelão retilíneo. No lado direito, a torre sineira, de dois registos definidos por frisos e cornijas, o inferior com duas janelas retilíneas e molduras simples e o superior com ventanas de volta perfeita, assentes em impostas salientes. Fachada lateral esquerda com porta travessa de verga reta e moldura simples, encimada por cornija; tem o corpo da sacristia com janela retilínea e porta de verga reta na face S.. INTERIOR com altar, tendo o frontal revestido a azulejos, a representar uma Pietà, envolvida por decoração têxtil e ladeada por anjos com atributos da Paixão: martelo e turquês.

Acessos

Arrifes; Rua da Piedade. WGS84 (graus decimais) lat.: 37,760366; long.:-25,689515

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado num largo (Largo Gabriel Ferreira), rodeado a N. e a E. por terrenos de cultivo, confinando a O. com a via pública, para onde abrem várias casas de habitação unifamiliares. Encontra-se em ligeiro declive, sobre plataforma artificial, que forma um pequeno adro, delimitado por muros em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorrido por faixa pintada de cinza, tendo acessos frontal e laterais por escadas de cantaria. No adro, surgem várias floreiras com flores e candeeiros de iluminação pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1530 - a capela foi mandada construir por João Dias; Séc. 18, meados - pintura dos azulejos do frontal de altar; 1953 - modificação profunda no templo, com a construção de uma torre sineira e ampliação da sacristia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; modinaturas, cunhais, pináculos, cornijas, balaustrada em cantaria de basalto; portas de madeira; coberturas em telha cerâmica.

Bibliografia

SIMÕES, J.M. dos Santos - Azulejaria Portuguesa nos Açores e na Madeira. Lisboa: fundação Calouste Gulbenkian, 1963; http://arrifes.no.sapo.pt/Monumentos.htm#Igreja de Nª. Sª. da Piedade [consultado em 09 julho 2013].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1953 - remodelação da escadaria.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Ana Fernandes, Bruna Valério e Paula Figueiredo 2013 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese de Angra)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login