Bairro do Jogo

IPA.00034975
Portugal, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Albergaria-a-Velha e Valmaior
 
Conjunto arquitetónico residencial unifamiliar. Habitação económica de promoção pública estatal (FFH). Conjunto de pequena dimensão, composto por casas em banda de dois pisos, com logradouro no tardoz, formando quarteirões.
 
Registo visualizado 248 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico   Edifício  Residencial unifamiliar  Habitação económica  Promoção pública estatal (FFH)  

Descrição

Conjunto constituído por moradias em banda de dois pisos, distribuídas por quatro bandas, duas bandas de seis moradias e duas bandas de nove moradias, perfazendo um total de 30 habitações unifamiliares.

Acessos

EN1; Rua do Jogo; Rua Doutor Vasco Mourisca

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Situado em Albergaria-a-Velha na periferia do aglomerado urbano, localiza-se a N. da EN1 numa área predominantemente residencial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1969, 28 maio - o Decreto-Lei nº 49033, cria o Fundo de Fomento da Habitação (FFH), sob a forma de organismo com autonomia administrativa e financeira, com o propósito de inserir o fomento de habitação social na política de equipamento e integrar a política nacional de habitação com o planeamento urbano, contribuindo para a resolução do problema habitacional dos indivíduos não beneficiados pelas Caixas de Previdência ou outras instituições semelhantes; para o FFH, passam todas as atribuições do Ministério das Obras Públicas em matéria de habitação, até aí confiadas à Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) e também as competências do Gabinete de Estudos de Habitação, inserido na Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU); 1982, 29 maio - o Decreto-Lei nº 214/82 extingue o FFH; o processo prolonga-se até 1987, período durante o qual a gestão do património do FFH está a cargo da Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação; 1987, 26 fevereiro - criação do Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE) pelo Decreto-Lei nº 88/87, assumindo as funções do FFH.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU (Bairro nº 2035)

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Teresa Deus Ferreira 2013

Actualização

Anouk Costa 2014
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login