Ponte do Arco / Ponte de Barrela

IPA.00003638
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Jales
 
Ponte de arco romana com reformas na época medieval e moderna, de tabuleiro plano assente sobre um arco de volta perfeita. Teve grandes reformas ao longo dos tempos, conforme atesta o seu aparelho, apresentando alguns silhares almofada e possuindo muro de protecção dos pegões.
Número IPA Antigo: PT011713160022
 
Registo visualizado 2929 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro plano com uma largura máxima de c. de 4 m, assente em arco único de volta perfeita, em cantaria, de aduelas estreitas e compridas. Os paramentos revelam em vários pontos as alterações a que foram sujeito, apresentando a zona inferior em aparelho regular, com algumas fiadas isódomas, enquanto nas fiadas superiores se regista um aparelho irregular de blocos mal faceados. Na margem esquerda, na zona a montante, o alicerce dos pegões encontra-se protegido por um muro de suporte que, lançado obliquamente, entesta no respectivo pegão. O intradorso do arco preserva uma série de agulheiros para encaixe dos cimbros. Pavimento encontra-se lajeado e conserva guardas em cantaria.

Acessos

Vreia de Jales, Barrela, junto à ponte nova da Barrela, na EM 567, Alfarela de Jales-Pinhão Cele, a partir do km 14 da EN 212

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 403/2015, DR, 2.ª série, n.º 111 de 09 junho 2015

Enquadramento

Rural, isolado, sobre o rio Pinhão, integrada no caminho velho que de Vreia de Jales se dirige a Pinhão Cele, quase paralelo à nova estrada, encontrando-se muito encoberta por vegetação. Na proximidade, existe estruturas de uma antiga azenha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época romana

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época romana - provável construção de uma primeira ponte; Época medieval - reforma da ponte; 1758, 05 março - segundo a descrição do vigário Francisco Gonçalves de Carvalho nas Memórias Paroquiais, a ponte era de pedra e tinha um arco; Época moderna - nova reforma da ponte; 2003, 26 março - proposta de classificação da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar; 17 outubro - proposta de abertura do processo de classificação da DRPorto; 2006, 08 setembro - parecer favorável do processo de classificação do Instituto Português de Arqueologia; 14 setembro - despacho de abertura do processo de classificação da Vice Presidente do IPPAR; 2010, 14 outubro - proposta da DRCNorte para a classificação como Monumento de Interesse Público e definição de Zona Especial de Proteção; 22 outubro - despacho do Diretor do IGESPAR, I.P. a determinar a audiência dos interessados sobre o despacho de abertura do processo de classificação; 2013, 04 janeiro - publicação do Anúncio n.º 2/2013, em DR, 2.º série, n.º 3, relativo ao arquivamento do procedimento de classificação da Ponte do Arco; 29 outubro - publicação da abertura de novo procedimento de classificação da ponte do Arco ou da Barrela, em Anúncio n.º 333/2013, DR n. 209, 2ª série; 2015, 06 janeiro - publicação do projeto de decisão relativa à classificação da Ponte da Barrela como Monumento de Interesse Público, em Anúncio n.º 3/2015, DR, 2.ª série, n.º 3; 19 janeiro - publicação da declaração de retificação n.º 45, DR n.º 12, 2.ª série.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura da ponte em silhares graníticos; pavimento em lajes graníticas.

Bibliografia

WAHL, Jürgen, Minas Romanas de Três Minas, Vila Pouca de Aguiar, Porto , 1992, p. 11; LOPES, António Baptista, SILVA, Armando Coelho F. da, PARENTE, João Ribeiro, CENTENO, Rui M.S., A estátua-estela do Marco (Vreia de Jales, Vila Pouca de Aguiar). Notícia preliminar, Portugalia, 15, Porto 1994, p. 147 e est. 2; CARDOSO, J. M., Complexo hidráulico romano proposto ao IPPAR, para classificação, A Voz de Trás-os-Montes, 25 Janeiro 2007; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/5980582 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Dicionário Geográfico de Portugal, vol. 41, nº 359, pp. 2177-2184

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar: 1996 - colocação de sinalização.

Observações

Autor e Data

Ricardo Teixeira e Paulo Amaral 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login