Povoado fortificado de Santa Luzia / Castro de Santa Luzia

IPA.00003675
Portugal, Viseu, Viseu, Abraveses
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico. Povoado fortificado / castro. Povoado muito destruído com evidência de povoamento desde o séc. 8 a.C., sendo o primeiro povoado destruído por incêndio.
Número IPA Antigo: PT021823010024
 
Registo visualizado 1642 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

Pano de muralha que delimitaria circularmente o desaparecido castro, implantando-se a relativamente curta distância do cimo da elevação.

Acessos

EN 116, 2 Km. à esquerda para Sta. Luzia; 1 Km. depois à esquerda para Monte Sta. Luzia, ou EN 16, ao Km. 89,3, à direita e cerca de 1 Km. para o Monte de Santa Luzia

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Rural, em colina quartzítica a 633 m. de altitude, harmonizado com o meio envolvente, isolado em parque florestal de eucalipto e pinheiro bravo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 10 / 8 a.c. - primeira período de ocupação, sendo estre consumido pelo fogo; 7 a.c. - ocupação deste período; séc. 19 - o troço da muralha desapareceu com a queda da zona escavada quase no cimo do monte, na cratera aberta para a exploração de quartzo, que alimentou uma fábrica de vidro que houve no perímetro da Cava de Viriato; séc. 20 - escavação arqueológica *1; 1977, Fevereiro - despacho de classificação como IIP.

Dados Técnicos

Materiais

Granito

Bibliografia

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. 36, Lisboa, s.d.; COELHO, José, Memórias de Viseu, Viseu, 1941; VAZ, João L. Inês, Roteiro Arqueológico do Concelho de Viseu, Viseu, 1987; PEDRO, Ivone, VAZ, João L. Inês, ADOLFO, Jorge, Roteiro Arqueológico da Região de Turismo Dão Lafões, Viseu, 1994; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73937 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 Entre o espólio foi encontrada uma fíbula de dupla mola e fragmentos de várias outras, cerâmica, trituradores e objectos de bronze.

Autor e Data

João Carvalho 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login