Casa e Jardim do Campo Pequeno, na Rua da Maternidade, n.º 3 a 13

IPA.00003970
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Palacete neoclássico, de planta quadrangular. Simetria compositiva das fachadas, com pórtico saliente e r/c da fachada principal em cantaria de granito e piso superior azulejado. Afinidades formais e compositivas com o Edifício da Av. da Boavista nº 1354 (onde esteve instalado o Colégio dos Maristas) e com o Teatro D. Maria.
Número IPA Antigo: PT011312070166
 
Registo visualizado 643 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta quadrangular, volume simples, com fachadas revestidas a azulejos e tendo r/c + 3 pisos e um recuado. Coberturas em telhado diferenciadas de três e duas águas. Sobre esta ergue-se um volume de oito faces encimado por uma clarabóia em ferro e vidros coloridos. A fachada principal de r/c + 2, pisos orientada a S., apresenta uma varanda com a extensão da frente da casa, constituindo um embasamento em reboco encimado por uma balaustrada em granito. No eixo, uma ampla escadaria de um só lanço até à cota desta varanda corrida. Pórtico saliente de quatro colunas marca a entrada no imóvel, tendo no alinhamento deste para cima do entablamento do edifício uma espécie de frontão rectangular tipo espaldar, que constitui um terraço rematado por uma balaustrada. No 1º piso abrem-se sete altas portas e no 2º três portas e 4 janelas. A fachada das traseiras de r/c + 3 é marcada por duas varandas em ferro fundido em toda a extensão do alçado, interrompidas ao eixo por uma chaminé cilíndrica. Uma escadaria de lanços opostos permite o acesso à varanda do 1º nível com grades em ferro fundido. O espaço interior é marcado ao centro por uma escadaria dupla bifurcada em madeira iluminada superiormente por uma clarabóia. As restantes salas organizam-se em torno da escada de uma forma simétrica. Saliente-se o hall de entrada com quatro colunas em mármore branco (de uma só peça) e as molduras das portas deste espaço neste mesmo material. A encimar estas molduras dois grupos de anjos da autoria do escultor Henrique Moreira. O pavimento em mármore com desenho geométrico enobrece este espaço. No patamar da escada, na parede um baixo-relevo do mesmo escultor encimado por um vitral. A partir da escadaria tem-se acesso a duas galerias, a primeira dá acesso à capela, com altar em talha dourada com três nichos. No tecto em forma de masseira em estuque, inserem-se pinturas dos quatro Evangelistas. Da segunda galeria tem-se acesso a uma sala circular com nichos inspirados no estilo gótico.

Acessos

Rua da Maternidade, nºs 3 a 13

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, isolado. Faz frente a S. com a Rua da Maternidade e a N. com um lote voltado para a Rua da Torrinha. O muro engradado de vedação da frente do jardim da casa encosta-se a O. ao lote ocupada pelo edifício da Maternidade de Júlio Dinis, e a E. por uma construção de r/c + 3 pisos. Localiza-se no extremo O. da Rua da Maternidade, o Largo da Maternidade e no extremo E. a Rua da Boa Hora. Implantação harmónica no contexto urbano, pela grande área arborizada do lote e pela predominância de construções do séc. 19 na Rua da Maternidade. A forma do lote onde se insere este palacete é um rectângulo e o seu limite nas traseiras é constituído por um muro baixo e engradado. A confrontar com a Rua. da Maternidade um pequeno muro encimado por uma delicada grade em ferro fundido, rematado a O. por um corpo alongado. No interior deste lote e bastante recuado relativamente à Rua ergue-se paralelamente o palacete.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Educativa: conservatório

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Henrique Moreira (escultor)

Cronologia

1830 - Mandado construir pelo Sr. Joaquim Pinto Leite; Anos 70 - É adquirido pela C.M.P.; 1975, 13 Março - Ocupação do edifício pelo Conservatório de Música do Porto.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado exterior e interior; Balaustrada, pórtico e cornija em cantaria de granito; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; tectos estucados e pintados; Revestimento de pavimentos em madeira de vários tons como o pau cetim e o pau preto ou / e mármore; Caixilharias exteriores em madeira pintada; Grade da escadaria interior e de protecção no exterior em ferro fundido pintado.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1995 - Substituição do telhado; 1996 - Obras de conservação da caixilharia exterior.

Observações

O lago em mármore rosa localizado no jardim das traseiras da casa, diz-se ter sido construído para ser colocado na Pç. da Liberdade, na época chamada Pç. Nova, antes de ter sido colocada a estátua de D. Pedro IV. O nome desta Casa deve-se ao facto de que antigamente a R. da Maternidade chamava-se R. do Campo Pequeno. O terreno envolvente da Casa já foi até à R. da Torrinha, no entanto uma das donas entendeu vender a Casa do Campo Pequeno e constituir nas suas traseiras um lote para construção da sua nova residência (actualmente devoluta).

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login