Igreja Paroquial de Alcochete / Igreja de São João Baptista

IPA.00004093
Portugal, Setúbal, Alcochete, Alcochete
 
Arquitectura religiosa gótica, manuelina, maneirista. Planta e estrutura de alçados das igrejas mendicantes: 3 naves, sendo a central mais elevada e neste caso cega, cobertura em madeira; (a capela-mor gótica foi substituída no Séc. 17); fachada de empena triangular rasgada por portal e enorme rosácea; portal axial S. também gótico. Torre prismática com coruchéu piramidal manuelino revestido de azulejos de padronagem seiscentista; capela lateral N. com abóbada estrelada manuelina com fechos decorados. Capela-mor, sacristia e capelas laterais maneiristas; azulejos da capela-mor setecentistas; altar de Nossa Senhora da Conceição em estilo nacional.
Número IPA Antigo: PT031502010001
 
Registo visualizado 1300 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta pelos rectângulos justapostos da nave e da capela-mor orientada, esta de menores dimensões; à nave adossam-se capelas laterais de planta rectangular, 2 a N., 1 a S., à capela-mor 2 anexos a N., 1 a S.. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de 1 e 2 e 3 águas sobre a nave, capela-mor e anexos, em coruchéu com revestimento exterior de azulejos, sobre a torre sineira. Cunhais em cantaria rematados por pináculos. Fachada principal com empena triangular, marcada pelo volume prismático da torre sineira, adossada do lado S.; o portal rasgado em corpo saliente com gablete triangular, com três arquivoltas e dois colunelos com cvapiteis de decoração vegetalista, rematado com a cruz de Santiago relevada e encimado por rosácea rendilhada de grandes dimensões; um portal idêntico mas de menores dimensões, com o vão rematado por rendilhado, rasga a fachada S.. No INTERIOR as 3 naves de 4 tramos, cobertas por tecto em madeira de 3 e 2 planos, são separadas por arcos levemente apontados sobre colunas de bases prismáticas, capitéis fitomórficos e ábaco oitavado; capela adossada a N., com abóbada artesoada, com arco quebrado de comunicação; capela do lado S., com abóbada a berço, com acesso por arco redondo sobre pilastras; capela baptismal no vão da torre sineira; capela lateral N. com abóbada de artesoados, com fechos decorados; capela-mor com abóbada a berço redondo comunicando com a nave por arco triunfal quebrado sobre colunas de capitéis fitomórficos. Coro-alto em madeira com balaustrada assente em guarda-vento envidraçado ocupa a nave principal; púlpito circular em mármore adossado à 1ª coluna da nave do lado do Evangelho. Pia de água benta de cálice assente em 4 colunelos, com cabeças humanas e motivos vegetalistas relevados. Altar-mor e altar da capela lateral S. dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Altares colaterais e altar lateral S. revestidos a azulejos hispano-árabes de aresta. Silhar de azulejos em azul e branco, com cercadura de enrolamentos rodeando cenas da vida do orago, São João Baptista e de Jesus, na capela-mor, cenas palacianas no subcoro, albarradas na nave e capela lateral S., com motivos alegóricos na capela N.; azulejos de figura avulsa, em azul e branco, na sacristia e capela baptismal.

Acessos

Largo de São João

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910 / ZEP, Portaria n.º 47/2013, DR, 2.ª série, n.º 14, de 21 janeiro 2013 *1

Enquadramento

Urbano. Implantada em posição destacada, ao centro de um amplo terreiro, envolvido por zonas ajardinadas e de face para um largo empedrado

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 / 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14 - construção provável do templo gótico, sob o patrocínio do Infante D. Fernando, que, segundo a tradição, terá substituído uma primitiva mesquita; Séc. 16, inícios - campanha de obras da qual subsiste a torre sineira e a capela lateral N., de abóbada artesoada; 1662 / 1665 - obras realizadas pelo povo de Alcochete, (a seguir ao milagre que terá trazido à costa a imagem de Nossa Senhora da Conceição); datam desta época, provavelmente a nova capela-mor, anexos da mesma, capelas da nave (à excepção da 1ª capela do lado N., da campanha inicial de obras); Séc. 18, 1ª metade - revestimento azulejar; colocação dos altares em talha; 1969 - estragos provocados pelo sismo; 2006, 25 outubro - proposta da DRLisboa para a fixação da Zona Especial de Proteção conjunta da Igreja de São João Baptista, matriz de Alcochete, da Capela de Nossa Senhora da Vida e da Igreja da Misericórdia de Alcochete; 2007, 12 fevereiro - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR à fixação da Zona Especial de Proteção conjunta; 2011, 19 setembro - Anúncio n.º 13022/2011, DR, 2.ª série, n.º 180, relativo ao projeto de decisão do IGESPAR fixar uma zona especial de proteção conjunta da Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e capela de Nossa Senhora da Vida; 19 dezembro - parecer da SPAA do Conselho nacional de Cultura a propor a fixação de três Zonas Especiais de Proteção individuais, mas coincidentes; 2013, 5 março - Anúncio n.º 87/2013, DR, 2.ª série, n.º 45, relativo à intenção da Direção-Geral do Património de Estado da Cultura (DGPC) propor ao Secretário de Estado da Cultura a fixação da Zona Especial de Proteção conjunta da Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e capela de Nossa Senhora da Vida.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada, cantaria em cunhais, molduras e colunas, tijoleira, azulejo, telha cerâmica, madeira, vidro.

Bibliografia

Igreja Matriz de Alcochete, Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, nº 33, Lisboa, 1943; ESTEVAM, José, Igreja Matriz de Alcochete, Lisboa, 1948; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1952, Lisboa, 1953; ESTÊVÃO, José, Anais de Alcochete, Lisboa, 1956; ALMEIDA, António Ferreira de, Tesouros artísticos de Portugal, Lisboa, 1967; GIL, Júlio, As mais belas igrejas de Portugal, Vol. 2, Lisboa, 1989; PEREIRA, Paulo, Direcção de, História de Arte Portuguesa, vol. 2, Lisboa, 1999; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71170 [consultado em 8 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRML

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRML

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH, DGEMN/DSID, DGEMN/DRML

Intervenção Realizada

DGEMN: 1940 / 1943 - demolição de vários anexos e capelas, redução da sacristia; apeamento parcial do coro e de 3 altares; reconstrução dos 3 altares, revestidos com azulejos hispano-árabes reaproveitados; demolição das divisórias das naves; reconstrução dos pavimentos; reconstrução da armação do telhado; execução de novos rebocos interiores e exteriores; demolição do gradeamento de ferro que delimitava o adro e reconstrução do muro de vedação; reconstrução das empenas, de acordo com a fachada principal; apeamento do relógio da torre; entaipamento de 2 lunetas abertas na abóbada da capela-mor.

Observações

*1 - A Zona Especial de Proteção é conjunta à Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e à capela de Nossa Senhora da Vida. *2 - A imagem de Nossa Senhora da Conceição, segundo a tradição, é uma imagem de proa de um barco, de onde caiu durante uma tempestade, a seguir à restauração da independência, em 1640; veio para esta igreja depois de ter sido milagrosamente encontrada por pescadores.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login