Pelourinho de Aguieira

IPA.00004200
Portugal, Viseu, Nelas, União das freguesias de Carvalhal Redondo e Aguieira
 
Arquitectura político-administrativa e judicial, quinhentista e revivalista. Pelourinho de pinha cónica embolada, composto por base quadrangular, de três degraus, de onde evolui fuste circular, encimado por ábaco, remate cónico e bola.
Número IPA Antigo: PT021809070001
 
Registo visualizado 129 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Monumento

Descrição

Estrutura em cantaria de granito, composta por soco de três degraus quadrangulares, com o primeiro semi-enterrado no pavimento, a O.. Fuste cilíndrico, monolítico, liso, sem base, terminando em estreito anel onde assenta ábaco de secção quadrada, prolongado em capitel de dupla gola, quadrangular côncava no primeiro registo e cilíndrica no segundo, ambas encimadas por anéis. Remate cónico liso, em cujo vértice assenta uma esfera de grandes dimensões nela se cravando uma grimpa com bandeirola e cruz.

Acessos

Largo do Município, Largo do Pelourinho. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,527859, long.: -7,923446

Protecção

IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 23 122, DG, 1.ª série, n.º 231 de 11 outubro 1933

Grau

3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.

Enquadramento

Urbano, em pequeno largo rectangular com inclinação para E.. Destacado e isolado, circundado por construções de dois pisos a N. e O., de três pisos a S. e por arruamento e Antiga Casa da Câmara ou Casa Henriquina a E. (v. PT021809020011).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Político-administrativa: pelourinho / Judicial: pelourinho (concelho régio)

Utilização Actual

Marco histórico-cultural: pelourinho

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Autarquia local, Artº 3º, Dec. nº 23 122, 11 Outubro 1933

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1514 - concessão do foral manuelino; 1540 - data tradicionalmente apontada como a da construção do Pelourinho original; 1758, 28 Maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco José Gomes, refere que a povoação pertence ao rei e tem 117 vizinhos; 1852 - extinção do concelho de Aguieira, então integrado no de Nelas; 1903 - demolição do Pelourinho para ser construído, no local, uma casa de arrecadação, posteriormente destruída por incêndio; 1937 - a povoação decide reconstruir o Pelourinho com os fragmentos então depositados nas ruínas do casebre e numa adega, a servirem de base a pipas e vasilhas e de pesos de lagar; com autorização municipal, o antigo pelourinho é remontado e amparado pelos blocos de granito do pedestal; 1939 - por iniciativa do Dr. Nuno de Sacadura Bote Corte-Real o pelourinho é restaurado, aproveitando-se alguns fragmentos do original.

Características Particulares

Pelourinho de reconstrução novecentista, reutilizando materiais e cantaria quinhentistas, mas sem seguir o modelo original na sua reconstrução.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; grimpa e bandeirola de ferro.

Bibliografia

LOUREIRO, José Pinto, Concelho de Nelas ( Subsídios para a História da Beira ), Nelas, 1988; MALAFAIA, E.B. de Ataíde, Pelourinhos Portugueses - tentâmen de inventário geral, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1997; REAL, Mário Guedes, Pelourinhos da Beira Alta, Aguieira, Rev. Beira Alta, Vol. V, Viseu, 1946, pp. 223-235; SOUSA, Júlio Rocha e, Pelourinhos do Distrito de Viseu, Viseu, 1998.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGARQ/TT: Memórias Paroquiais (vol. 9, n.º 168, fl. 1069-1074)

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Madeira Portugal 1991 / Lina Marques 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login