Ermida de São Rafael

IPA.00004327
Portugal, Beja, Vidigueira, Vidigueira
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Edifício de planta centralizada e grande depuração formal, esta capela encontra-se fortemente marcada pelo cunhais apilastrados, encimados por pináculos piramidais, pela cobertura em cúpula e pelo portal de verga recta adintelado, constituindo um importante testemunho do Maneirismo erudito de feição regional. Alçados rematados em cornija, sendo os laterais rasgados por janelas e sineira na fachada principal. No interior, existência de uma simples ara de altar.
Número IPA Antigo: PT040214030008
 
Registo visualizado 584 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada quadrangular, regular. Volume simples cúbico, coroado por domo. Cobertura homogénea em telhado de quatro águas, acompanhando a curvatura da cúpula, encimada por cruz de cantaria. Fachada principal orientada, com embasamento saliente, de um pano definido por cunhais de cantaria encimados por pináculos piramidais e remate em cornija e beirado com pequeno campanário enquadrado por volutas. Portal em cantaria, de verga recta, adintelado e sobrepujado por lápide. Alçados N. e S. de um pano definido por cunhais de cantaria encimados por pináculos piramidais, com janela guarnecida de cantaria. Alçado E. de esquema idêntico aos descritos mas cego. Acesso ao interior por dois degraus de cantaria. INTERIOR de espaço único, quadrangular, com arcadas cegas emolduradas, em cuja vão se rasgam duas janelas e quatro edículas redondas. Cobertura em domo. Altar de alvenaria.

Acessos

Calçada de São Rafael, junto à Quinta de São Rafael

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano, em destaque numa pequena elevação, isolado, rodeado por adro calcetado e ajardinado.

Descrição Complementar

Inscrição da lápide: ESTA ERMIDA FOI MANDADA ERIGIR / PELOS DESCENDENTES DO CONDE / D. VASCO DA GAMA PARA RECOLHER / A IMAGEM DE S. RAFAEL QUE O / GUIOU DA INDIA / RESTAURADA PELA CãMARA MUNICIPAL EM 1942.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17, inícios - fundação e construção da capela, tradicionalmente atribuída a D. Francisco da Gama, 4º conde da Vidigueira e vice-rei da Índia, para a colocação da imagem de São Rafael que acompanhara o seu bisavô Vasco da Gama na viagem marítima para a Índia; Séc. 19 - a ermida foi profanada e caiu em ruínas; a imagem de São Rafael foi transferida para o Recolhimento do Espírito Santo; aquando da trasladação dos restos mortais de Vasco da Gama para o Mosteiro dos Jerónimos a imagem acompanhou-o como já antes o fizera nas suas viagens e onde ficou colocada, sendo mais tarde transferida para o museu da Marinha; 1912 - obras de restauro pela Câmara Municipal; 1942 - recuperação, a cargo da autarquia; 1965 - entronização da imagem de São Rafael no altar; 1980, década de - obras de restauro no interior pela autarquia.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura de telha de canudo, pavimento de tijoleira, portal e cunhais de cantaria.

Bibliografia

ARAGÃO, A. C. Teixeira de, Vasco da Gama da Vidigueira, Lisboa, 1898; MARRECAS, Cândido, Panorama, 4ª Série, 31, 1969; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU:DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMV: 1912 - obras de restauro; CMV: 1942 - obras de recuperação; CMV: 1980, década de - obras de restauro no interior.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1997

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login