Câmara Municipal de Odemira

IPA.00004345
Portugal, Beja, Odemira, São Salvador e Santa Maria
 
Arquitectura político-administrativa, ecléctica. O edifício combina elementos de diversas época, articulando-os de forma ecléctica.
Número IPA Antigo: PT040211050004
 
Registo visualizado 359 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara  

Descrição

Planta rectangular irregular. Cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachada principal orientada a E., de três panos definidos por pilastras encimadas por urnas, sendo o pano central mais estreito; três pisos separados por friso de argamassa, rematados superiormente por cornija e balaustrada, com frontão triangular no coroamento do pano central, onde se inscreve medalhão com as armas do município, envolvido por grinalda, e sobrepujado por composição de volutas. Ao nível do piso térreo rasgam-se, em cada um dos panos laterais, três janelas com verga curva e moldura em cantaria; no pano central abre-se o portal principal, em arco de volta perfeita com moldura de cantaria e chave saliente, com a inscrição «C. M. / 1865»; frontão triangular assente em secções de pilastras estriadas. Ao nível do primeiro piso rasgam-se, em cada um dos panos laterais, três janelas de sacada, de verga curva, com molduras e mísulas de cantaria e grades de ferro forjado nos dois vãos dos extremos e de ferro fundido no vão central; entre o segundo e o terceiro vão, a contar dos lados, rasga-se um óculo, sendo o da esquerda cego; no pano central rasga-se janela em arco de volta perfeita com moldura de cantaria e pequeno gradeamento de protecção. Ao nível do segundo andar abrem-se, em cada dos panos laterais, duas janelas de sacada, de verga recta, com moldura e mísula de cantaria com gradeamento em ferro fundido; ao centro de cada pano abre-se janela com verga recta e moldura de cantaria, óculo com colocação idêntica ao do primeiro piso; no pano central rasga-se janela de sacada em arco de volta perfeita com moldura de cantaria, com gradeamento de ferro fundido. Alçado S. de três panos não complanares, de dois pisos. O primeiro pano apresenta uma janela no piso térreo e outra no primeiro andar com moldura de cantaria e é rematado superiormente por beirado. O segundo pano apresenta, ao nível do piso térreo, porta a que se acede por quatro degraus, de verga curva e moldura de cantaria, e ao nível do primeiro andar janela com moldura de cantaia encimada por vão de iluminação em arco de volta perfeita; sobre este sector eleva-se a torre sineira, com molduração de argamassa, frontão triangular em que se inscreve o mostrador do relógio, ladeado por platibanda com urnas cerâmicas nos ângulos, cobertura em coruchéu cónico rematada por estrutura em ferro fundido com telhado hexagonal e sineta. No terceiro pano, rematado por cornija e platibanda, na continuação da fachada E., rasgam-se, no piso inferior, janela de sacada de verga curva com moldura e mísula de cantaria e gradeamento de ferro fundido, e no piso superior janela com moldura de cantaria. Interior complexo, estruturado em torno de uma escadaria central.

Acessos

Praça da República

Protecção

Incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Enquadramento

Urbano, destaque, adossado, num pequeno largo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - data provável da construção; 1865 - remodelação geral do edifício, incluindo frontaria e escadaria central; 1901 - torre sineira e obras de adaptação.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, caiadas e rebocadas, portal e elementos secundários de cantaria, ferros forjados e fundidos, pavimentos de soalho e tijoleira.

Bibliografia

QUARESMA, António Martins, Odemira. Subsídios para uma Monografia, vol.1, Odemira, 1989.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, segunda metade - diversas obras de recuperação; 1994 / 1996 - trabalhos de conservação geral.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login