Paço dos Duques de Cadaval / Palácio dos Duques de Cadaval

IPA.00004363
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
 
Arquitectura residencial, gótica, manuelina. Palácio que fazia parte da Cerca Velha possuindo alguns elementos góticos, como é o caso do revestimento ameiado da torre quadrangular da fachada, e do período manuelino-árabe.
Número IPA Antigo: PT040705210081
 
Registo visualizado 1278 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial senhorial  Paço senhorial    

Descrição

O Palácio dos Duques de Cadaval conserva uma silhueta fortificada. Assenta em vasto lanço da muralha Romano - visigoda limitado a ocidente pela torre sineira da Igreja dos Lóios e a S. pela torre quadrada do Sertório. Na frente nobre, corre uma série de janelas de sacada, de ombreiras e cornijas de granito, com balaústres de secção quadrada e circular, sendo o corpo principal, ao S. flanqueado por duas poderosas torres. A torre quadrangular da fachada principal, com dois andares e revestimento de ameiado gótico de secção cúbica e remate piramidal constitui vestígio assinalável do Castelo Velho; Possui duas janelas notáveis, nas faces N. e S. São sacadas geminadas, de arcos ogivais, de lóbulos e revestimentos naturalistas nas chanfraduras das jambas e de capitéis puramente árabes, em profusa ornamentação rendilhada. O grande portado da entrada faz a comunicação com o pátio, celeiros, adegas e escadaria de entre-solo. No interior do edifício existem amplas salas e cómodos. Acesso, por escadaria de dois lanços de pedra, à galeria que comunicava com as salas solarengas. Os antigos jardins da casa separam o corpo habitacional da Igreja dos Cónegos Azuis.

Acessos

Rua Dr. Augusto Filipe Simões

Protecção

Incluído no Centro Histórico da Cidade de Évora (v. PT040705050070) / Incluído na Zona de Protecção do Templo Romano de Évora (v. PT040705120014), da Igreja dos Lóios (v. PT040705120018) e do Convento dos Lóios (v. PT040705120018)

Enquadramento

Urbano, no centro histórico; flanqueado pelo Jardim do Paço, Igreja e Convento dos Lóios (v. PT04070512033 e PT04070512018)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: paço senhorial

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: estabelecimento de restauração / Política e administrativa: sede de fundação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 (conjectural) / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1390 - Doação pelo rei D. João I ao seu conselheiro e alcaide de Évora, Martim Afonso de Melo, com menagem da alcaidaria-mor da cidade, benesse que se perpetuou na família até o reinado de D. Manuel I; 1446 - doação de novos chãos, torres e muros da mesma fortaleza ao seu filho e herdeiro do mesmo nome, Martim Afonso de Melo; Séc. 15 - aqui encarcerado o Duque de Bragança, D. Fernando II, reune-se o Tribunal da Relação de Lisboa que o condena à morte por decapitamento na praça maior; 1533 - o palácio é habitado por D. João III; Séc. 17 - reconstrução da fachada; 1729 - D. João V visita o Paço; 1834 - o 6º Duque de Cadaval, Governador Militar de Lisboa por D. Miguel I, abandona o país, como exilado político e os seus descendentes jamais o frequentaram, passando ao regime de enfiteuse particular despojado do recheio artístico e monumental; 1965 - o 10º Duque D. Jaime IV Alvares Pereira de Melo, patrocina a instalação da incipiente Galeria de Arte, no piso térreo do Paço.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

No corpo principal temos 2 torres de cantaria e alvenaria, com janelas de sacada, de ombreiras e cornijas de granito defendidas por ferragens forjadas. O grande portado da entrada Que. comunica ao pátio, celeiros...é feito em vergas e jambas chanfradas, de granito local. Os oito tramos Que. defendem o corpo térreo, estão protegidos por gigantes de granito aparelhado e nele abre-se parte de um claustrim de abóbadas nervuradas, sob o qual se vêem mutilados e embebidos nas paredes alguns portados antigos, de pedra.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal- Concelho de Évora, vol.1, Lisboa, 1966; GONÇALVES, João Ludgero Marques, Mapa da Vila do Cadaval, C. M. do Cadaval - Pelouro da Cultura, 2002.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID/Arquivo Pessoal de Frederico George

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login